Saltar para o conteúdo principal
 
17/05/2017 - 10h33

Com isenção política, jornalista expõe trajetória de Simón Bolívar em biografia

da Livraria da Folha

"Bolívar: O Libertador da América" retrata as paixões e as lutas do homem que comandou as guerras de independência de uma imensa faixa territorial das Américas, hoje correspondente às fronteiras de seis países: Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador e Panamá.

No livro, a escritora e jornalista Marie Arana expõe, com isenção política, todas as contradições do personagem histórico: de filho da aristocracia a jovem libertário, de gênio militar a guerreiro impiedoso, de revolucionário destemido a governante despótico, de herói perseguido no final da vida a mito de povos latino-americanos.

Divulgação
Com arquivos de vídeo e fotos colorizados por computador, o filme reúne material inédito sobre o conflito
Biografia retrata as paixões e lutas do homem que comandou as guerras de independência de imensa faixa territorial

Ao longo da narrativa, ela conduz o leitor aos salões das elites, às reuniões dos conspiradores, aos povoados miseráveis e aos campos sangrentos de batalha, trazendo à tona uma parte crucial da história das Américas.

"Meu objetivo no livro foi capturar uma história que continua a ter o que dizer às Américas. Por que Hugo Chávez decidiu incluir 'Bolívar' no nome da Venezuela [República Bolivariana da Venezuela]? Por que Fidel Castro modelou uma visão marxista a partir dele? Por que o subcomandante Marcos compara a sua vigília na selva à de Bolívar nos campos? Por que homens em palácios presidenciais e estudantes nas favelas acreditam que Bolívar mantém-se como promessa para eles? Por que há um ressurgimento do 'bolivarianismo' em todo o continente? Por que ele é o único herói da independência latino-americana de cujo nome nós nos lembramos?", questiona a autora.

Marie Arana nasceu em Lima, no Peru, e mudou-se aos nove anos para os Estados Unidos, onde vive até hoje. Foi editora da "Book World", seção de livros do jornal The Washington Post, por mais de uma década.

*

BOLÍVAR: O LIBERTADOR DA AMÉRICA
AUTOR Marie Arana
TRADUTOR Alexandre Morales
EDITORA Três Estrelas
QUANTO R$ 80,90 (preço promocional *)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página