Saltar para o conteúdo principal
 
09/06/2017 - 10h11

'As Lições do Mestre' reúne pensamentos de Confúcio; leia trecho

da Livraria da Folha

Confúcio (551-479 a.C.) foi o mais famoso filósofo e pensador político da China. Embora seu verdadeiro nome fosse Chiu Kung, ele se tornou conhecido como Mestre Kung.

Divulgação
Livro apresenta diversas frases para ler em tempos confusos e de relativismo moral como os da atualidade
Livro apresenta diversas frases para ler em tempos confusos e de relativismo moral como os da atualidade

Ele viveu durante a dinastia Zhou (1.027-221 a.C.), num contexto em que a civilização chinesa e suas instituições públicas atravessavam uma séria crise. Minada pela corrupção e pela incompetência administrativa, a sociedade da época se encontrava num momento difícil para sua própria sobrevivência e continuidade.

Para Confúcio, a sobrevivência da civilização depende do exercício de uma cultura racional, da prática de uma moral eficaz em inibir o mal e ensejar o altruísmo e a bondade.

Os preceitos confucionistas ainda defendem uma base humanística na educação, cujo cerne é o aspecto humano e moral. Segundo ele, o tipo ideal de indivíduo é o junzi, o "educado", uma pessoa de bons modos, instrução e qualidades morais elevadas.

Com pensamentos traduzidos direto do chinês, "Confúcio: As Lições do Mestre" apresenta diversas frases para ler em tempos confusos e de relativismo moral como os da atualidade. Os principais personagens de "As Lições do Mestre" são o mestre e seus discípulos, com breves passagens sobre outras figuras da época.

Abaixo, leia um breve trecho do livro.

*

O Mestre disse: "Aprender algo e pôr em prática não é bom? Receber amigos de longe não é um prazer? Não ser vaidoso com os próprios méritos, isso não é a marca do educado?

O Mestre disse: "Fala bonita e trejeitos calculados não são sinais de bondade".

Mestre Zeng disse: "Examino-me três vezes por dia. Sou leal para com os outros? Sou sincero com meus amigos? Pratiquei o que aprendi?".

O Mestre disse: "Para governar um Estado, seja digno e honesto nos negócios, seja moderado nos gastos, ame a todos e só convoque o povo se for necessário".

"O Mestre disse: "Um educado que não é sério não é educado. Ele não tem nem autoridade nem estudo. Um educado é sempre leal e fiel e não se junta com quem não é correto. Quando erra, se conserta".

*

CONFÚCIO: AS LIÇÕES DO MESTRE
AUTOR Confúcio
TRADUTOR André Bueno
EDITORA Jardim dos Livros
QUANTO R$ 19,90 (preço promocional *)
EBOOK: R$ 9,90

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página