Saltar para o conteúdo principal
 
14/06/2017 - 15h02

Jornalista expõe em livro divergências entre Keynes e Hayek sobre economia

da Livraria da Folha

Divulgação
Nicholas Wapshott foi editor sênior do London Times e do New York Sun; é autor de um livro sobre Ronald Reagan e Margaret Thatcher
O jornalista Nicholas Wapshott também é autor de um livro sobre Ronald Reagan e Margaret Thatcher

Os pensamentos de John Maynard Keynes e Friedrich von Hayek influenciaram políticos e a vida e o sustento de milhões.

Os debates travados entre esses dois dos maiores economistas da história são tema do livro "Keynes x Hayek" escrito pelo jornalista Nicholas Wapshott e lançado pela editora Record.

Ao longo de vinte anos eles divergiram por carta, artigos eruditos e em inflamadas discussões privadas e passaram boa parte dos anos de 1930 discordando sobre o futuro da economia.

De um lado Keynes, prodígio da economia de Cambridge, abraçava uma visão de mundo otimista onde o planejamento do governo e a regulação manteriam a economia à tona. Já Hayek, jovem soldado do exército austríaco que viu Viena ser devastada pela guerra, achava que os ciclos econômicos deveriam ser regidos por um equilíbrio natural.

O autor aponta como a rivalidade entre os economistas era o traço mais marcante da relação entre os dois, mas lembra o fato de Hayek ter considerado Keynes um herói porque o britânico condenou duramente as exigências do Tratado de Versalhes no famoso livro "As Consequências Econômicas da Paz". A obra criticava as pesadas reparações impostas pelo documento por acreditar que elas causariam instabilidade e extremismo político, o que se confirmou anos depois.

O jornalista mostra como os economistas discutiram o papel do governo e a garantia às liberdades individuais, principalmente após o crash do mercado de ações em 1929, quando ambos se confrontavam a todo tempo para defender a melhor forma de restaurar a saúde da economia mundial.

O livro revela como essas diferentes visões foram fundamentais para a definição da economia moderna.

*

KEYNES X HAYEK
AUTOR Nicholas Wapshott
EDITORA Record
QUANTO R$ 66,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página