Saltar para o conteúdo principal
 
14/06/2017 - 12h31

Não existe no Brasil um projeto de nação, afirma historiador

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro ajuda a entender momento histórico atual no país; autor critica falta de um projeto de noção no Brasil
Livro ajuda a entender momento histórico atual no país; autor critica falta de um projeto de nação no Brasil

Por que, do ponto de vista político, o Brasil é um país muito frágil? O que estava por trás da viagem que trouxe Cabral ao Brasil? Por que fomos a última nação do mundo ocidental a abolir de forma oficial o trabalho escravo? Por que a nossa imensa riqueza natural não se reverte em um estado de bem-estar social universal?

Mestre e doutor em História Social pela Unesp, Marcos Costa procurou responder estas e outras perguntas em seu mais recente livro "A História do Brasil Para Quem Tem Pressa", lançado pela editora Valentina.

Do período pré-descobrimento até a crise de 2015, Costa perpassa a história do Brasil em cerca de 200 páginas de modo a ajudar o leitor a compreender o momento histórico em que vivemos.

Na introdução do livro, Costa afirma que "não existe no Brasil, nem nunca existiu, um projeto de nação. Um projeto robusto que levasse em conta o interesse de todos, planejado para durar gerações e que pairasse acima dos eventuais problemas políticos".

Este projeto, por exemplo, ele compara com o que ocorreu no Japão, arrasado na Segunda Guerra Mundial. "O Brasil só vai se encontrar com o seu futuro quando um pacto social em torno de um projeto de nação for estabelecido e jamais rompido", continua o também professor e escritor.

O livro começa analisando a queda da cidade de Constantinopla em 1453, tomada de assalto pelo Império turco otomano. "Sem esse acontecimento, talvez Colombo não tivesse chegado à América em 1492 e nem os portugueses ao Brasil em 1500", afirma Costa.

"A História do Brasil Para Quem Tem Pressa" é o terceiro volume de uma coleção já integrada pelos títulos "História do Mundo Para Quem Tem Pressa" e "História da Mitologia Para Quem Tem Pressa".

Marcos Costa é autor de "O Reino que Não Era Deste Mundo" e "Sérgio Buarque de Holanda - Escritos Coligidos (Vol. 1)" e "Sérgio Buarque de Holanda - Escritos ColigidosVol. 2)".

*

A HISTÓRIA DO BRASIL PARA QUEM TEM PRESSA
AUTOR Marcos Costa
EDITORA Valentina
QUANTO R$ 29,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página