Saltar para o conteúdo principal
 
09/06/2017 - 09h01

Cientista político esclarece regras do sistema eleitoral brasileiro

da Livraria da Folha

Divulgação
Especializado na área de partidos, eleições e sistemas eleitorais, cientista político esclarece dúvidas frequentes sobre o tema
Especializado em partidos, eleições e sistemas eleitorais, cientista político esclarece dúvidas frequentes sobre o tema

O cientista político Jairo Nicolau responde uma série de perguntas no livro "Representantes de Quem?" publicado pela editora Zahar.

Na obra ele apresenta os estudos que vem realizando há mais de 20 anos, esclarecendo regras e questões de eleitores.

A ideia é deixar claro ao (e)leitor comum o que acontece com o seu voto depois que a palavra "FIM" aparece na tela da urna eletrônica.

São exemplos de perguntas: como é que alguns deputados são eleitos com menos votos do que outros candidatos que, mesmo sendo mais votados, não se elegem? Por que as coligações muitas vezes produzem resultados estranhos e adulteram o voto do eleitor? Por que nas eleições para deputado federal o peso do voto não é o mesmo em todos os estados?

O autor debate a reforma política, pauta constante no debate público brasileiro, e oferece sugestões viáveis - e não utópicas - para aperfeiçoar a legislação eleitoral e partidária do Brasil.

O livro utiliza exemplos reais e dados transformados em gráficos e tabelas, para facilitar o entendimento. Inclui também glossário com termos e conceitos-chave.

Cientista político, especializado na área de partidos, eleições e sistemas eleitorais, Jairo Nicolau é autor de livros como "Sistemas Eleitorais" e "Eleições no Brasil - Do Império aos Dias Atuais".

*

REPRESENTANTES DE QUEM?
AUTOR Jairo Nicolau
EDITORA Zahar
QUANTO R$ 36,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página