Saltar para o conteúdo principal
 
08/06/2017 - 09h01

Antropólogo examina como se formam as modernas nações capitalistas

da Livraria da Folha

Divulgação
Principal trabalho político de Marcel Mauss, livro trata da constituição histórica das nações, internacionalismo e socialismo
Principal trabalho político de Marcel Mauss, livro trata da constituição histórica das nações

A editora Três Estrelas publica pela primeira vez no Brasil o livro "A Nação", o principal trabalho de natureza política de Marcel Mauss, um dos maiores nomes da antropologia de todos os tempos.

Escrito há quase cem anos, o livro destaca-se por examinar o processo de formação das modernas nações capitalistas.

Mauss demonstra no livro como os países tendem ao desenvolvimento de relações internacionais e defende que o socialismo é o desfecho do processo histórico que levou os povos à direção consciente da vida social e econômica.

O autor começou a escrever os primeiros capítulos de "A Nação" entre 1919 e 1920 em meio aos conflitos nacionalistas que dilaceraram a Europa durante a Primeira Guerra Mundial.

O processo de escrita, foi interrompido várias vezes e o livro não foi concluído. Suas mais de 400 páginas só foram lançadas integralmente na França em 2013.

Apesar do distanciamento histórico, as reflexões mostram-se atuais, em particular por sua posição internacionalista e pacifista, que desenvolve a ideia de nação sem cair no nacionalismo.

Antropólogo e sociólogo, Marcel Mauss (1872-1950) foi editor da revista "L'Année Sociologique" e fundador do Instituto de Etnologia da Universidade de Paris. É autor de livros como "Ensaio Sobre a Dádiva", "Sobre o Sacrifício" e "Ensaios de Sociologia", entre outros.

*

A NAÇÃO
AUTOR Marcel Mauss
EDITORA Três Estrelas
QUANTO R$ 59,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página