Saltar para o conteúdo principal
 
09/06/2017 - 13h47

Drauzio Varella relata rotina em penitenciária feminina em novo livro

da Livraria da Folha

Divulgação
Nascido em São Paulo em 1943, Drauzio Varella é formado em medicina pela USP e trabalhou po 20 anos no Hospital do Câncer
Nascido em São Paulo em 1943, Drauzio Varella é formado em medicina pela USP e trabalhou no Hospital do Câncer

Após quase 30 anos trabalhando diretamente com a população carcerária, Drauzio Varella conclui sua trilogia composta pelos livros "Estação Carandiru" e "Carcereiros" com o lançamento de "Prisioneiras", pela Companhia das Letras.

Com seu olhar humanizado, Drauzio relata histórias que presenciou e ouviu de mulheres presas na Penitenciária Feminina da Capital, em São Paulo. O médico e colunista da Folha começou a trabalhar no local após a implosão do Carandiru, quando a então Penitenciária do Estado abrigava 3 mil homens.

O livro traz narrativas de mães, irmãs e filhas que entraram para o crime, muitas vezes por conta de seus parceiros, e que são esquecidas quando estão atrás das grades.

Drauzio aponta as diferenças na hierarquia que se estabelece na prisão em relação aos presídios masculinos e de que forma o amor e a sexualidade são encarados pelas presas.

O autor também fala de como se transformou a partir da experiência. Disse ter comentado com uma das guardas da portaria, em seu primeiro dia na penitenciária, que precisava esquecer tudo o que havia aprendido em seus 16 anos em cadeias masculinas.

Trocou o tratamento de feridas mal cicatrizadas, sarna, furúnculos, tuberculose, micoses e infecções respiratórias dos presos a que estava acostumado a atender pelas queixas de cefaleia, dores na coluna, depressão, crises de pânico, afecções ginecológicas, acne, obesidade, irregularidades menstruais, hipertensão arterial, diabetes e suspeita de gravidez das mulheres. "Afastado da ginecologia desde os tempos de estudante, eu não estava à altura daquelas necessidades", escreve.

*

PRISIONEIRAS
AUTOR Drauzio Varella
EDITORA Companhia das Letras
QUANTO R$ 34,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página