Saltar para o conteúdo principal
 
22/07/2017 - 13h51

Coleção analisa as narrativas do cinema por meio da psicanálise

da Livraria da Folha

Qualquer produto cultural abre possibilidades de avaliações mais subjetivas. No entanto, no caso do cinema, as obras podem ser avaliadas também por quão bem elas discutes os assuntos que vão além de suas narrativas primárias, basicamente indo além das histórias contadas nos filmes e, buscando nelas, significados mais profundos que façam sentido para si mesmo.

Divulgação
Coleção de livros relaciona o cinema e a psicanálise, indo além das narrativas de filmes de sucesso
Coleção de livros relaciona o cinema e a psicanálise, indo além das narrativas de filmes de sucesso

É sobre essa relação entre representação e significado que trata a coleção "Cinema & Psicanálise", organizado por Christian Ingo Lenz Dunker, psicanalista e professor de psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e Ana Lucilia Rodrigues, psicanalista e membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA).

A série, publicada pela editora nVersos, é divida em cinco volumes: "A criação do desejo"; "A realidade e o real"; "Filmes que curam"; "Montagem e interpretação"; e "História, gênero e sexualidade";

Os livros trazem analogias históricas consagradas ao mesmo tempo em que apresentam contrapontos e questionamentos para enriquecer a discussão. Cada um dos volumes traz, dentro do assunto evidenciado em seu título, referências entre obras, personagens e montagens de cinema e dilemas abordados na psicanálise.

-

 
Voltar ao topo da página