Saltar para o conteúdo principal
 
09/08/2017 - 09h01

Do Antigo Egito aos dias atuais, livro traça história da África

da Livraria da Folha

Divulgação
Jornalista, biógrafo e historiador mostra em livro como a África é alvo da cobiça de estrangeiros desde sempre
Jornalista, biógrafo e historiador, Meredith mostra em livro como a África é alvo da cobiça de estrangeiros desde sempre

O jornalista e historiador Marin Meredith apresenta um panorama histórico do continente africano no livro "O Destino da África - Cinco Mil Anos de Riquezas, Ganância e Desafios", publicado pela editora Zahar.

Em quase 700 páginas, o autor mostra como a África tem sido cobiçada por suas riquezas desde sempre.

Do Antigo Egito aos dias de hoje, o livro revela que ouro, marfim, e o tráfico de escravos atraíram caçadores de fortunas, mercadores e conquistadores de todos os lugares nos séculos passados.

Hoje, petróleo, diamantes e minerais valiosos despertam a atenção e tornam o território de diversos países cenários de disputas e conflitos.

Meredith descreve no livro a vida de reinos e impérios ancestrais, aborda lendas e mitos e fala sobre os aspectos que marcaram a história do continente como a disseminação do cristianismo e do islamismo, a caça ao ouro, o tráfico de escravos e o impacto da colonização europeia.

Nas páginas do livro, a participação de personagens históricos como Nelson Mandela, além de líderes religiosos, magnatas da mineração, senhores da guerra, ditadores e muitas outras figuras lendárias como Cleópatra, a rainha de Sabá e mansa Musa, considerado o homem mais rico que o mundo já conheceu.

O autor analisa também o destino dos países africanos pós-coloniais.

A tradução da edição é de Marlene Suano, professora do Departamento de História da USP.

A obra traz ainda 14 mapas e caderno de fotos e ilustrações.

*

O DESTINO DA ÁFRICA
AUTOR Martin Meredith
EDITORA Zahar
QUANTO R$ 89,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página