Saltar para o conteúdo principal
 
11/08/2017 - 09h01

Livro revela como viviam civilizações indígenas antes do descobrimento do Brasil

da Livraria da Folha

Divulgação
Obra mostra como as complexas comunidades do Brasil pré-Cabral eram bem diferentes da imagem histórica que se faz delas
Obra mostra como as complexas comunidades do Brasil pré-Cabral são bem diferentes de suas imagens históricas

O jornalista Reinaldo José Lopes desmonta velhos clichês sobre os povos que viviam no Brasil antes da chegada dos portugueses ao país no livro "1499 - O Brasil Antes de Cabral", publicado pela editora Harper Collins.

Ex-editor do caderno "Ciência e Saúde" da Folha, colunista do jornal e autor do blog "Darwin e Deus", Lopes une diversas áreas da ciência ao conhecimento histórico para traçar um panorama sobre a vida pré-histórica do país.

Dos primeiros Homo sapiens a pisarem no território da América ao primeiro contato entre nativos e portugueses, o livro mostra como a presença humana foi moldando o território brasileiro ao longo dos anos. Destaca, por exemplo, a complexidade de atividades agrícolas praticadas por aqui.

A obra revela que ao contrário do imaginário coletivo que semeia a ideia de pequenas tribos de índios nus vivendo em ocas rudimentares, havia por aqui populações densas, tradições artísticas vibrantes e "super-aldeias" que mais pareciam cidades em plena Amazônia.

O autor aponta também os fatores que levaram ao desaparecimento deste Brasil pré-histórico após a chegada dos portugueses.

Reinaldo José Lopes é autor de livros como "Além de Darwin" e "Os 11 Maiores Mistérios do Universo".

*

1499
AUTOR Reinaldo José Lopes
EDITORA Harper Collins
QUANTO R$ 30,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página