Saltar para o conteúdo principal
 
12/09/2017 - 10h10

'A Cura pelo Espírito' traça os perfis de Freud, Franz Mesmer e Mary Baker Eddy

da Livraria da Folha

Divulgação
Edição traz análises sobre investigações sobre a cura por meio do espírito humano e inclui a correspondência do autor com Freud
Edição traz perfis de figuras históricas e inclui a correspondência do autor com Freud

Lançado pela editora Zahar, "A Cura pelo Espírito" traz os perfis de Franz Mesmer, Mary Baker Eddy e Sigmund Freud pelo olhar do escritor e pensador Stefan Zweig.

Fascinado pelas zonas inexploradas e obscuras do espírito humano, o autor apresenta o perfil destas três figuras históricas que estiveram entre as primeiras a se aventurar nesse terreno.

Franz Mesmer é conhecido por ter estudado a hipnose no século 18 e abordar suas possíveis propriedades curativas.

Um século depois, Mary Baker Eddy funda a Ciência Cristã, seita que pretende curar pelo êxtase e a fé. Paralelamente, Sigmundo Freud cria a psicanálise.

As três experiências são apresentadas de forma a traçar uma espécie de caminho da cura pelo espírito, uma vez que Franz Mesmer e Mary Baker Eddy não ficaram tão célebres como o pai da psicanálise.

Foi "A Cura pelo Espírito", aliás, que tornou Freud famoso.

A edição reúne mais de 30 anos de correspondências inéditas entre o autor e Freud. O livro inclui também posfácio sobre a relação entre os dois intelectuais escrito por Alberto Dines, biógrafo de Zweig.

Nascido na Áustria em 1881, Stefan Zweig é autor de livros como "24 Horas na Vida de uma Mulher", "Brasil, um País do Futuro", "Três Novelas Femininas", "Autobiografia - O Mundo de Ontem" e "Joseph Fouché - Retrato de um Homem Político", entre outros.

Viveu a efervescência cultural de Viena no começo do século 20 e foi desde cedo um pacifista. Judeu, exilou-se após a ascensão de Hitler e suicidou-se em Petrópolis (RJ), com a mulher em 1942.

*

A CURA PELO ESPÍRITO
AUTOR Stefan Zweig
EDITORA Zahar
QUANTO R$ 66,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página