Saltar para o conteúdo principal
 
06/09/2017 - 09h01

Da pobreza a campeão mundial de surfe, livro narra trajetória de Mineirinho

da Livraria da Folha

Divulgação
Mineirinho aliou disciplina a talento para se destacar no mundo do surfe; atleta coleciona títulos dentro e fora do Brasil
Mineirinho aliou disciplina a talento para se destacar no mundo do surfe; atleta coleciona títulos dentro e fora do Brasil

Em "Como se Tornar um Campeão" a jornalista Márcia Vieira lista um conjunto de habilidades desenvolvidas que levaram Adriano de Souza, o Mineirinho, a conquistar o título mundial de surfe em 2015.

Nascido em uma sexta-feira 13 em um barraco de madeira na favela Santo Antônio em Guarujá, no litoral paulista, o atleta teve de combinar disciplina, foco, obstinação e resiliência para alcançar a vitória.

A biografia parte da infância pobre e narra seus primeiros passos no surfe, que começou como lazer. Foi Ângelo, seu irmão mais velho e militar, quem o levou para o esporte como uma alternativa para desviar o caçula do caminho do crime.

Relata também as dificuldades que superou ao viajar para competições internacionais sem saber falar inglês.

Considerado o líder da chamada Brazilian Storm, a leva de surfistas nacionais que desde 2011 invadiu o ranking de melhores do mundo e da qual fazem parte fenômenos como Gabriel Medina e Filipe Toledo, Adriano não se considera o mais talentoso do grupo, por isso se obriga a se preparar cada vez mais.

Mineirinho é o atleta brasileiro que se mantém há mais tempo na elite do surfe e o único a vencer o Billabong Pipe Masters, a lendária etapa da competição disputada nas perigosas ondas de Pipeline, no Havaí.

Carioca e formada em jornalismo pela UFRJ, Márcia Vieira começou sua carreira no "Jornal dos Sports" e depois em "O Globo". Ao longo de 30 anos de profissão, trabalhou no "Jornal do Brasil", foi editora da revista "Veja Rio", repórter especial no jornal "O Estado de S.Paulo" e repórter da coluna Ancelmo Gois, em "O Globo".

*

COMO SE TORNAR UM CAMPEÃO
AUTORA Márcia Vieira
EDITORA Intrínseca
QUANTO R$ 37,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página