Saltar para o conteúdo principal
 
06/10/2017 - 12h38

Líbano vai muito além dos véus islâmicos e correntes de ouro, escreve historiador

da Livraria da Folha

País pequeno e distante, o Líbano abriga um povo longe de ser desconhecido pelos brasileiros: os libaneses imigraram em peso para cá e trouxeram seus costumes e sua cultura.

Mas quem são e como vivem essas pessoas? É o que explica o historiador Murilo Meihy em "Os Libaneses", que faz parte da coleção "Povos e Civilizações".

"Esqueçam as imagens estereotipadas que mostram o Líbano como um país habitado por homens e mulheres com roupas tradicionais e 'étnicas'. As camisas de marcas famosas do Ocidente, os penteados ousados que mais parecem esculturas modernistas e as maquiagens pesadas combinam perfeitamente com véus islâmicos e correntes de ouro com pingentes em formato de cruz", escreve o autor.

Divulgação
Livro mostra características e discute estereótipos do povo, além de recordar momentos distintos da história do país
Livro mostra características e discute estereótipos do povo, além de recordar momentos distintos da história do país

Indo muito além da aparência, o livro aborda três momentos distintos da história do país, começando pela Antiguidade fenícia e a Idade Média dos cruzados. Depois, aborda o fim do Império Bizantino e a chegada dos franceses no início do século 20, para finalizar recordando a independência na década de 1940 ao século 21.

O autor também desvenda os aspectos geográficos, indo muito além dos cedros, símbolo nacional. Além disso, problemas atuais - como as questões internas entre Estado e sociedade civil e a relação com países vizinhos - não são deixados de lado.

"De todos os problemas que afetam o Líbano contemporâneo, parece óbvio que o sectarismo é o mais intenso. A situação história do país fez de seu Estado um modelo frágil de poder, comandado por uma classe política que se mantém fiel às posições intransigentes da Guerra Civil e aos seus próprios interesses", afirma.

Ilustrado por mapas e fotos e com uma linguagem bem-humorada, "Os Libaneses" é um convite para os brasileiros descobrirem as verdadeiras riquezas desse povo multifacetado e tão importante para a formação do Brasil.

Murilo Meihy é descendente de libaneses e professor de história contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui mestrado em história social da cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e em estudos árabes e islâmicos pela Universidad Autónoma de Madrid. Também é doutor em estudos árabes pela Universidade de São Paulo.

Projeto da editora Contexto que propõe um olhar próximo a diferentes povos, a coleção "Povos e Civilizações" reúne diversos títulos, entre eles "Os Japoneses", "Os Franceses", "Os Mexicanos" e "Os Russos".

*

OS LIBANESES
AUTOR Murilo Meihy
EDITORA Contexto
QUANTO R$ 36,90 (preço promocional *)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página