Intelectuais analisam crise e futuro da esquerda em livro
da Livraria da Folha
Divulgação |
![]() |
Intelectuais discutem crise de representação das esquerdas diante do avanço do neoliberalismo e da ascensão da direita |
Publicado pela editora Civilização Brasileira, o livro "A Crise das Esquerdas" reúne reflexões de intelectuais - professores e ativistas - sobre os rumos das esquerdas no país e no mundo, sobretudo na América Latina.
A obra traz entrevistas com o professor da Universidade de São Paulo e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Guilherme Boulos e com Sérgio Fausto. Além de ensaios assinados por nomes como Tarso Genro, Ruy Fausto, Cícero Araújo e Aldo Fornazieri.
Participam da edição ainda Carlos Muanis, Carla Regina Mota Alonso Diéguez, Carlos Melo, Moisés Marques e Rodrigo Estramanho de Almeida.
Entre as discussões, as noções de liberdade e liberdade - pautas caras à esquerda - e temas como cotas raciais, bolivarianismo e programas de proteção social.
A ideia é que a partir dessas discussões o leitor possa formar uma opinião sobre as tensões políticas envolvidas no pensamento de esquerda.
A obra procura responder indagações sobre os acontecimentos recentes que vieram após um momento de ascensão de governos progressistas seguidos por uma onda conservadora e de direita com derrotas eleitorais e deposição de presidentes eleitos - como foi o caso do Brasil, do Paraguai e de Honduras.
*
A CRISE DAS ESQUERDAS
ORGANIZADORES Aldo Fornazieri e Carlos Muanis
EDITORA Civilização Brasileira
QUANTO R$ 36,90 (preço promocional*)
* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.
-