Saltar para o conteúdo principal
 
27/12/2017 - 09h01

Historiador revela como artistas russos moldaram a identidade do país

da Livraria da Folha

Divulgação
Historiador revela como identidade nacional da Rússia foi moldada por aspectos da cultura e pela influência de artistas
Historiador revela como identidade nacional da Rússia foi moldada por aspectos da cultura e pela influência de artistas

Publicado pela editora Record, "Uma História Cultural da Rússia" destaca o papel dos artistas do país na formação da identidade nacional ao longo dos últimos 200 anos.

Escrito pelo historiador britânico Orlando Figes, o livro parte de um trecho de "Guerra e Paz", de Tolstoi, para levantar uma série de perguntas sobre os fios invisíveis que unem um país tão complexo como a Rússia.

Começando no século 19 com a construção de São Petersburgo e culminando com os desafios impostos à identidade russa pelo regime soviético, o autor propõe uma visão sobre os elementos de cultura que inclui não apenas grandes obras criativas como "Guerra e Paz", mas também artefatos, desde os bordados populares às convenções musicais da canção camponesa.

Essas manifestações artísticas são evocadas não como monumentos à arte, mas como impressões da consciência nacional que se misturam à política e à ideologia, aos costumes e crenças sociais, ao folclore e à religião, aos hábitos e convenções.

Desta forma, por mais de 800 páginas, o autor apresenta aos leitores os bordados folclóricos, as canções camponesas, os ícones religiosos e todos os costumes do cotidiano, desde a comida e a bebida até os hábitos de banho, passando pelas crenças sobre o mundo espiritual.

Orlando Figes é professor de história no Birkbeck College da Universidade de Londres. Nasceu em Londres em 1959 e estudou história em Cambridge. Foi professor de história e fellow do Trinity College, em Cambridge. É autor de livros como "Susssurros" e "A Tragédia de um Povo".

*

UMA HISTÓRIA CULTURAL DA RÚSSIA
AUTOR Orlando Figes
EDITORA Record
QUANTO R$ 104,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página