Saltar para o conteúdo principal
 
12/01/2018 - 09h01

Livro mostra como mudanças institucionais afetam desempenho econômico

da Livraria da Folha

Divulgação
Autor analisa papel das instituições no estimulo de economias prósperas ou na geração de um cenário estagnado e ineficiente
Autor analisa papel das instituições no estimulo de economias prósperas ou na geração de um cenário estagnado

Em "Instituições, Mudança Institucional e Desempenho Econômico", o economista e historiador norte-americano Douglass C. North demonstra como as instituições e as mudanças institucionais afetam de maneira crucial o desempenho das economias.

Vencedor do prêmio Nobel de economia em 1993, o autor aponta que as instituições existem para reduzir a incerteza nas interações humanas e são restrições informais e formais criadas para estruturar as trocas entre as pessoas.

Neste sentido, o autor mostra como o impacto de diversos arranjos institucionais podem estimular a prosperidade ou causar estagnação.

North trata de questões como a diferença entre as instituições, tentando responder por que países como os EUA se tornaram uma potência econômica, enquanto a economia de nações latino-americanas permanece tão ineficiente.

Economista e historiador econômico norte-americano, Douglass C. North (1920-2015) formou-se na Universidade da Califórnia em Berkeley, onde também obteve o doutorado em economia. Escreveu diversos livros sobre o assunto.

*

INSTITUIÇÕES, MUDANÇA INSTITUCIONAL E DESEMPENHO ECONÔMICO
AUTOR Douglass C. North
EDITORA Três Estrelas
QUANTO R$ 42,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página