Saltar para o conteúdo principal
 
09/02/2018 - 10h30

Livro narra história de combatentes da Guerra dos Seis Dias

da Livraria da Folha

Divulgação
Escritor relata participação vitoriosa de Israel em conflito com países árabes; embate influência geopolítica até hoje em dia
Escritor relata participação vitoriosa de Israel em conflito com países árabes; embate influência geopolítica até hoje em dia

Roteirista e autor de uma dúzia de livros de não ficção e ficção, Steven Pressfield escolhe o lado dos combatentes para narrar os acontecimentos de um dos conflitos mais controversos da história Israel: a Guerra dos Seis Dias.

O resultado de sua investigação particular sobre uma das vitórias militares mais improváveis e impressionantes da história está em "A Porta dos Leões", publicado pela editora Contexto.

A ideia é construir uma trama subjetiva dos acontecimentos e relatar a saga ocorrida tanto na terra como no ar, avisa o autor na introdução da obra.

Pressfield realizou 63 entrevistas em Israel, na França e nos Estados em cerca de 370 horas de conversa. Utilizando um material tão complexo e não totalmente confiável como a memória ele busca reconstruir as experiências vivenciadas por unidades tática, compostas de homens e mulheres que lutaram por suas vidas e nação.

Ele também usou trechos de obras assinadas por alguns dos entrevistados, os quais incorporou às suas narrativas orais. Sem procurar ser imparcial - já que é judeu -, explica que empregou na confecção do livro técnicas que derivam do jornalismo, da história, da não ficção convencional, das narrativas de não ficção e do new journalism.

Entre os dias 5 e 10 de junho de 1967, Israel derrotou três Exércitos árabes, conquistou territórios que ampliaram seu tamanho em quase três vezes e afastou pela força das armas o fantasma de ser riscado do mapa que rondava sua jovem existência desde a fundação, 19 anos antes.

Graduado pela Duke University, Steven Pressfield serviu no Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. É autor de "Caçando Rommel", entre outros. Seu livro "The Legend of Bagger Vance" inspirou o filme "Lendas da Vida", com Will Smith, Matt Damon e Charlize Theron.

*

A PORTA DOS LEÕES
AUTOR Steven Pressfield
EDITORA Contexto
QUANTO R$ 66,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página