Saltar para o conteúdo principal
 
09/02/2018 - 15h04

Livro traz reflexões de Bauman sobre o futuro do mundo líquido

da Livraria da Folha

Divulgação
Psicanálise e sociologia se encontram em livro de ensaios que discutem o futuro da sociedade contemporânea
Psicanálise e sociologia se encontram em livro de ensaios que discutem o futuro da sociedade contemporânea

Publicado pela editora Zahar, "O Retorno do Pêndulo" promove uma espécie de diálogo interdisciplinar entre o sociólogo polonês Zygmunt Bauman (1925 - 2017) e o psicanalista argentino Gustavo Dessal.

São quatro artigos de Bauman intercalados a comentários de Dessal. A obra apresenta um encontro entre a sociologia e a psicanálise, tomando como pontos de partida o conceito de liquidez e o pensamento de Sigmund Freud.

"O Mal-Estar na Civilização", livro de Freud publicado em 1929, funciona como disparador para a discussão.

Para Bauman, o movimento pendular que oscila entre o desejo de se conquistar mais liberdade e o anseio por dispor de segurança inverteu seu rumo desde o lançamento da obra do pai da psicanálise. Hoje, no entanto, podemos estar vivendo uma nova inversão.

É sobre esta inversão e suas consequências futuras que o pensamento dos autores trata. Aqui eles refletem sobre questões-chave do mundo contemporâneo como segurança versus ausência de liberdade; a aflição do homem no mundo líquido e sua busca por uma identidade; a fragilidade das relações humanas e a marginalização dos imigrantes.

Grande pensador da modernidade, Zygmunt Bauman deixou uma vasta obra sobre temas contemporâneos como os livros "Amor Líquido", "Estranhos à Nossa Porta", "Medo Líquido", "Vida para Consumo", "Vida a Crédito", "Capitalismo Parasitário".

Psicanalista e escritor, Gustavo Dessal é membro da Associação Mundial de Psicanálise e docente do Instituto do Campo Freudiano na Espanha. Tem mais de cem artigos sobre psicanálise em publicações especializadas de diversos países.

*

O RETORNO DO PÊNDULO
AUTORES Zygmunt Bauman e Gustavo Dessal
EDITORA Objetiva
QUANTO R$ 40,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página