Saltar para o conteúdo principal
 
02/02/2018 - 09h01

Vencedora do Pulitzer resgata bastidores de desfile que mudou história da moda

da Livraria da Folha

Divulgação
Noite que mudou a história da moda com duelo entre estilistas franceses e americanos é retratada em livro de autora premiada
Noite que mudou a história da moda com duelo entre estilistas franceses e americanos é retratada por autora premiada

A jornalista Robin Givhan, vencedora do prêmio Pulitzer, reconstitui um dos momentos decisivos da história da moda no livro "A Batalha de Versalhes", publicado pela editora Zahar.

A batalha que dá título ao livro foi um desfile que aconteceu em novembro de 1973 com o intuito de arrecadar fundos para a restauração do famoso palácio do rei Luís 14.

O evento se transformou em um duelo entre designers norte-americanos e estilistas franceses de primeira. De um lado, Oscar de la Renta, Bill Blass, Anne Klein, Halston e Stephen Burrows. Do outro, Yves Saint Laurent, Hubert de Givenchy, Pierre Cardin, Emanuel Ungaro e Marc Bohan.

Enquanto no palco, Liza Minnelli, Josephine Baker e Rudolph Nureyev abriram os trabalhos, celebridades e membros do jet set global como Grace de Mônaco, Andy Wharhol, a duquesa de Windsor e Paloma Picasso marcaram presença na plateia.

O lado americano da disputa foi prejudicado por egos descontrolados, diversos problemas técnicos e de orçamento. Mas a energia dos estilistas e a performance das modelos deixou o público extasiado.

Uma das inovações do desfile foi a participação de modelos negras nas passarelas. A partir do evento, os americanos ganharam um lugar de destaque no cenário internacional e seu estilo começou a promover uma grande transformação no modo como etnia, gênero, sexualidade e economia seriam tratados no comportamento e na moda.

Robin Givhan é jornalista e crítica de moda. Escreve para o "Washington Post", onde cobre novidades, tendências e negócios da moda internacional. Já colaborou para publicações como "Newsweek", "Vogue" e "New York Magazine". Ganhou o prêmio Pulitzer de crítica por seu trabalho com moda.

*

A BATALHA DE VERSALHES
AUTORA Robin Givhan
EDITORA Zahar
QUANTO R$ 67,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página