Saltar para o conteúdo principal
 
26/03/2011 - 09h02

Conheça os principais aviões de guerra do mundo

da Livraria da Folha

Northrop Grumman/Divulgação
atta
B-2 Spirit é um dos bombardeiros mais modernos do mundo e possui tecnologia que o torna invisível aos radares

Poucos anos após sua invenção, o avião logo foi incorporado a exércitos e passou a ser usado em operações militares durante a Primeira Guerra Mundial. A partir daí, as aeronaves tornaram-se item fundamental para qualquer nação que buscasse hegemonia militar.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os aviões foram responsáveis por bombardear alvos civis e militares, sendo os protagonistas de grandes tragédias, como o bombardeio aliado à cidade alemã de Dresden ou dos constantes ataques alemães a alvos civis na Inglaterra e em outros países aliados.

Os embates entre os caças da Royal Air Force, a força aérea britânica, e as aeronaves da Luftwaffe, força aérea da Alemanha nazista, se tornaram um dos símbolos do conflito e da determinação inglesa em resistir ao Terceiro Reich de Hitler.

As bombas atômicas que mataram milhares de pessoas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki foram lançadas de bombardeiros, um tipo de avião desenvolvido principalmente durante os anos de guerra.

Divulgação
Livro traz informações sobre os principais aviões de guerra
Livro traz informações sobre os principais aviões de guerra

Durante o período da Guerra Fria, a disputa no campo militar e tecnológico entre a extinta URSS e os EUA levou a um rápido desenvolvimento das aeronaves, tornando-as cada vez mais complexas, velozes e letais.

De um lado, os EUA desenvolviam os caças Phantom e os F-5 Tiger, ambos usados em batalhas no Vietnã. Depois surgiram aeronaves ainda mais complexas, como os F-14 Tomcat, os versáteis F-15 Eagle e os caças F-16.

Os americanos também investiam em bombardeiros de longo alcance, como os poderosos B-52, projetados para atingir alvos estratégicos no coração da União Soviética.

Já a URSS investia nos pesados bombardeiros Tupolev e nos ágeis aviões de caça da classe MIG, usados também por nações aliadas de Moscou e que chegaram a combater as aeronaves americanas na Guerra da Coréia e na Guerra do Vietnã.

O livro "Aviões de Guerra", de Thomas Newdick conta a história das máquinas de guerra que deixaram sua marca nos principais conflitos do mundo. A obra, rica em imagens e com detalhes das principais aeronaves, mostra os principais aviões usados desde os anos da Primeira Guerra Mundial até a caça aos terroristas do 11 de Setembro.

*

"Aviões de Guerra"
Autor:Thomas Newdick
Editora: Livros Escala
Páginas: 320
Quanto: R$ 56,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página