Saltar para o conteúdo principal
 
07/05/2011 - 13h00

Não se compare às celebridades após a gravidez, avisa autora

da Livraria da Folha

Divulgação
Autora dá dicas e derruba o mito de que maternidade é um mar de rosas
Autora dá dicas e derruba o mito de que maternidade é um mar de rosas

Todo mundo está preparado para o ganho de peso que vem com a maternidade, afinal, não é possível gerar uma criança sem considerar alguns quilos a mais.

O problema é que a maioria das mulheres espera que os quilos extras saiam junto com o bebê e a placenta. Eles são parte do peso, mas algumas calorias foram consumidas por você. Ainda assim, isto é perfeitamente normal.

"Vai Ficar Mais Fácil... -...e Outras Mentiras que Contamos às Mães de Primeira Viagem" tenta mostrar que esse aumento na silhueta é natural e que, se você não for uma celebridade, não tem porque enlouquecer com isso.

Não é mais difícil perder peso após a gravidez. Tudo continua igual e você pode retomar o seu antigo corpo fazendo exatamente o que fazia antes. Dietas, exercícios ou que quer que se adapte ao seu metabolismo.

Mais importante de tudo: é preciso ter paciência e não escutar o quanto aquela atriz emagreceu após o parto e está linda na capa da revista.

Leia abaixo um trecho do livro:

*

Seu corpo - A forma atual é normal

Durante nove meses, uma mulher grávida vê seu corpo passar por uma transformação incrível. Há zilhões de livros sobre gravidez que descrevem com detalhes surpreendentes as mudanças físicas em seus seios e na sua barriga a cada mês da gravidez. Onde está o livro que mostra as mudanças em seu corpo depois do parto? Depois que o pacotinho sai de dentro de você, ninguém parece ilustrar a Dona Redonda voltando à forma - desculpe-se a brincadeira.

Uma ilustração é clara, contudo: a de que se espera que a mãe volte a sua forma de antes da gravidez rapidamente. Não sei de onde surgiu essa regra (tenho certeza de que o cara que inventou o sutiã e o salto alto tem a ver com isso), mas acho que você concordará que voltar à forma depois do nascimento do bebê é tão importante para a mãe quanto amamentar é para o bebê.

Como sempre, o que a sociedade deseja que façamos e o que realmente fazemos são duas coisas bem diferentes. Talvez, nesse caso, deveriam mesmo ser diferentes. O corpo de uma mulher depois do parto afeta muitos outros aspectos da vida dela - confiança, relacionamentos, sensações sobre o que é normal ou não, e, num nível prático, o guarda-roupa. Além de lidar com sei próprio corpo e o que agora é possível e/ou normal, a mulher também tem de lidar com a pressão de perder peso.

De onde vem essa pressão para perder peso depois do parto? É possível voltar à forma de antes da gravidez ou isso é uma lenda urbana? Quais são as maneiras de maior sucesso para que a mãe que acabou de ter nenê possa recuperar sua forma? Algumas possíveis respostas seriam:

Aquelas malditas celebridades conseguem, por que eu não?
Por alguma razão, esperamos que nossos corpos retornem exatamente à mesma forma de antes da gravidez. Por que temos essa expectativa? Ah, sei lá. Será que é porque somos bombardeadas com uma imagem atrás da outra de mães famosas que voltam à forma de antes da gravidez em questão de horas para sua caminhada pelo tapete vermelho durante a premiação do Oscar? Será que não é a pletora de livros e artigos de revistas que gritam conosco cada vez que entramos no supermercado, com suas capas que insistem para que façamos exercícios, fiquemos em forma e sejamos "mamães sexies?". Por exemplo, você viu Angelina (Jolie) grávida? Ela não tinha um sinal sequer de inchaço no rosto ou uma camada extra de inchaço em seus tornozelos? Qual é? Angelina é a representação do que a mãe comum deveria ser após o parto? Acho que não. Como a mãe comum pode competir?

Creio que devemos deixar as celebridades para lá. Cancelar as assinaturas de revista, parar de assistir ao Oscar e, principalmente, desligar o canal E! Torturar-se ao ver as imagens pós-parto de Jen Garner, Nicole Richie, Gwen Stefani, J. Lo, Katie Holmes e Christina Aguilera não ajuda absolutamente em nada para que seu corpo seja colocado em perspectiva. Quem sabe o que essas celebridades fazem para perder peso tão rápido e quem se importa? O fato é que perder peso é prioridade para as celebridades por causa da profissão delas. Imagine a pressão que elas devem sentir e o que estão dispostas a fazer para parecerem magras depois de terem de fato engravidado. Fico muito chateada com o fato de a mídia querer recompensar o sucesso e castigar as pobres almas que não têm a mesma sorte. É triste ver essas mulheres ver essas mulheres examinadas e segregadas em um dos momentos mais vulneráveis de suas vidas.

A questão aqui não é o que as celebridades estão fazendo para perder peso, mas sim o que o novo padrão de suas imagens esbeltas cirou para o resto de nós. Particularmente, a sociedade e talvez (respire!) nossos maridos podem pensar e até dizer (respire novamente!): -- Se a Angelina consegue perder peso tão rápido, por que você não consegue? Depois de tirar seu punho do estômago do seu marido após ele fazer tal comentário, sua resposta pode ser a seguinte: -- Quando você for parecido com o Brad Pitt, pode esperar que eu me pareça com a Angelina - mas isso é divagação. Toda essa baboseira de celebridade auxilia demais na pressão que as mulheres sentem para perder o "peso causado pelo bebê".

*

Vai Ficar Mais Fácil...
Autor: Claudine Wolk
Editora: Novo Conceito
Páginas: 200
Quanto: R$ 19,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página