Saltar para o conteúdo principal
 
18/05/2011 - 11h02

Stephen Hawking explica novas teorias sobre início do universo

da Livraria da Folha

Paul E. Alers/AP/Nasa
Físico Stephen Hawking critica filosofia e religião enquanto explica novas teorias científicas para a origem do universo e da vida
Físico Stephen Hawking critica filosofia e religião enquanto explica novas teorias científicas para a origem do universo e da vida

Conhecido por tornar a física teórica acessível para o público leigo com "O Universo numa Casca de Noz", Stephen Hawking aprofunda os novos estudos apresentados em "Uma Breve História do Tempo".

"O Grande Projeto" explica as teorias científicas recentes sobre o surgimento do universo para o leitor comum.

Em coautoria com Leonard Mlodinow, Hawking apresenta o que há de mais novo na física moderna.

Basicamente são novas propostas para cobrir as lacunas da teoria quântica, colocando um fim no grande mistério da origem do universo, do ponto de vista científico.

As grandes questões que perturbam a humanidade desde muito tempo, como quem somos e para onde vamos, tentam ser respondidas pela filosofia. Segundo os autores, esta é uma área do conhecimento morta, uma vez que não acompanhou o avanço científico.

Para poder entender o universo e o papel do ser humano nele, surge a teoria-M, que busca unificar todas as questões e respondê-las. Entre as perguntas está a existência de vida em lugares distantes da galáxia.

"Cada universo tem muitas histórias possíveis e muitos estados possíveis em instantes posteriores, isto é, em instantes como o presente, muito tempo após sua criação. A maioria desses estados será muito diferente do universo que observamos e será inadequa¬do à existência de qualquer forma de vida. Só pouquíssimos deles permitiriam a existência de criaturas como nós. Assim, nossa presença seleciona desse vasto conjunto somente aqueles universos que sejam compatíveis com nossa existência. Ainda que sejamos desprezíveis e insignificantes na escala cósmica, isso faz de nós, em certo sentido, os senhores da criação."

Longe de ser uma resposta definitiva a todas as questões existenciais da humanidade, "O Grande Projeto" introduz o avanço da ciência em respondê-las e como compreender o trabalho científico nesta direção.

*

O Grande Projeto
Autor: Stephen Hawking e Leonard Mlodinow
Tradução: Mônica Gagliotti Fortunato Friaça
Editora: Nova Fronteira
Páginas:192
Quanto: R$ 69,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página