Saltar para o conteúdo principal
 
17/08/2011 - 19h00

Eric Hobsbawm narra a história dos foras da lei

da Livraria da Folha

Divulgação
No livro, o bandido social é explicado como um rebelde potencial
No livro, o bandido é explicado como um rebelde potencial

Escrito por Eric Hobsbawm, "Bandidos" relata a história de criminosos, rebeldes, ladrões e outros desafiadores das leis.

No livro, o comportamento e a trajetória de personalidades como Robin Hood e Lampião são analisados. A pesquisa contida no volume deu origem a um novo campo das ciências humanas, chamado de banditismo social.

Para o autor, os foras da lei são os frutos da ausência e da instabilidade do Estado.

Britânico nascido em Alexandria, Eric Hobsbawm, é um dos mais conhecidos historiadores do mundo. Autor de "A Era dos Extremos", considerada sua obra-prima, o intelectual escreveu sobre diversos temas do século 20.

Leia um trecho do exemplar.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Visite a estante dedicada às ciências humanas

*

A economia e a política do banditismo

O bando de salteadores está fora da ordem social que aprisiona os pobres. É uma irmandade de homens livres, não uma comunidade de pessoas submissas. Contudo, não pode apartar-se inteiramente da sociedade. Suas necessidades e atividades, sua própria existências, fazem com que ele mantenha relações com o sistema econômico, social e político convencional. De modo geral, os observadores desprezam este aspecto do banditismo, mas ele é suficientemente importante para exigir exame.

Examinemos, em primeiro lugar, a economia do banditismo. Os ladrões têm de comer e se abastecer de armas e munições. Têm de gastar o dinheiro que roubam, ou vender os resultados dos saques. A rigor, no mais simples dos casos, eles necessitam de muito pouca coisa, além daquilo que os camponeses ou pastores locais consomem - alimento, bebida e vestuário produzidos localmente - e podem dar-se por satisfeitos por obtê-los em grandes quantidades e sem a labuta do homem comum.

*

"Bandidos"
Autor: Eric J. Hobsbawm
Editora: Paz e Terra
Páginas: 280
Quanto: R$ 38,25 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

 
Voltar ao topo da página