Saltar para o conteúdo principal
 
08/09/2011 - 12h00

"Kind of Blue" revela como álbum clássico do jazz mudou a música

da Livraria da Folha

No livro "Kind of Blue", o jornalista Richard Williams faz uma excursão pelas artes e a cultura do século 20, investiga como elas influenciam no surgimento do cultuado álbum homônimo de Miles Davis e o impacto que o disco de jazz --lançado em agosto de 1959-- causou na música moderna.

Divulgação
Conheça a história de uma das mais importantes obras da música
Conheça a história de uma das mais importantes obras criadas no jazz
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Em inglês, a palavra "blue" se refere à cor azul, mas também quer dizer melancolia. Assim, o nome do disco teria duas traduções para o português: "espécie de azul" ou "espécie de melancolia".

Em seu afresco literário, o autor visita os pintores vanguardistas de vários períodos como Van Gogh (1853-1890), Pablo Picasso (1881-1973) e Paul Klein (1928-62) e exalta a importância do azul em seus trabalhos, uma cor --ou um estado de espírito-- que influenciaria toda a cultura ocidental.

Em sua declaração de amor à obra jazzística, Richard viaja pela filosofia e a literatura a fim de defender o raciocínio de que o século 20 foi dominado pela melancolia, o que dá o tom para o disco de Davis.

O autor também analisa minuciosamente as composições do álbum e mostra como elas influenciaram direta ou indiretamente os artistas das próximas gerações.

"Kind of Blue" contou com algumas das principais feras do jazz em sua gravação. O sexteto que interpretou clássicos como "Freddie Freeloader", "Blue in Green" e "All Blues" foi formado por Bill Evans e Wynton Kelly, nos pianos, Jimmy Cobb, na bateria, Paul Chambers, no baixo e John Coltrane e Julian "Cannonball" Adderley nos sax.

*

"Kind of Blue"
Autor: Richard Williams
Editora: Casa da Palavra
Páginas: 288
Quanto: R$ 33,90 (preço especial, por tempo limitado)
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

 
Voltar ao topo da página