Publicidade

 

Publicidade

 
 
 
  Acompanhe a Folha.com no Twitter
07/11/2011 - 20h50

Entidades pedem que bancos não financiem Belo Monte

Publicidade

 

FELIPE LUCHETE
DE SÃO PAULO

Atualizado em 08/11/2011 às 13h07.

Entidades civis anunciaram nesta segunda-feira ter encaminhado documento a 11 bancos do país recomendando que não financiem a construção da usina de Belo Monte, no rio Xingu (PA).

Mais de 150 entidades assinam a "notificação extrajudicial", como a ONG Amigos da Terra, o Movimento Xingu Vivo Para Sempre e a Comissão Pastoral da Terra, ligada à Igreja Católica.

Entre as instituições que, segundo elas, receberam o documento, estão BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Itaú-Unibanco.

O documento diz que, caso as instituições bancárias financiem a obra, serão "automaticamente" responsáveis por danos ambientais que o empreendimento causar.

Para as entidades, o projeto de Belo Monte é ineficiente e o EIA (Estudo de Impacto Ambiental) é incompleto, o que gera uma série de incertezas sobre os impactos ambientais e sociais.

O documento critica a concessão da licença de instalação (segunda etapa do licenciamento ambiental) sem cumprimento de todas as condicionantes da licença prévia.

O Ibama, responsável pelo licenciamento ambiental, declarou em ocasiões anteriores que o atendimento integral das condicionantes só é necessário no final da obra.

Em nota, a Norte Energia --empresa que constrói a hidrelétrica-- afirmou que não se manifestaria porque não foi comunicada oficialmente sobre a iniciativa.

 

Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade