Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/11/2011 - 16h41

Contabilidade da Olympus preocupa desde os anos 90, diz banqueiro

Publicidade

DA REUTERS, EM TÓQUIO E MIAMI

Um banqueiro do setor de investimentos despertou preocupações com a contabilidade dúbia da japonesa Olympus desde os anos 1990, após descobrir que a empresa usava fundos sediados nas Bermudas para "inventar" ativos e maquiar seu balanço fiscal, disse ele à Reuters.

Os temores do banqueiro, que ele diz terem sido discutidos no banco PaineWebber, de Wall Street, seu empregador na ocasião e facilitador do esquema nas Bermudas para a Olympus, é um dos mais recentes alertas sobre as irregularidades contábeis da empresa japonesa, que durou mais de duas décadas.

Escândalo Olympus cria receio estrangeiro de empresas do Japão
Olympus cria comissão para investigar escândalo com aquisições

"O regimento contábil japonês naquele tempo era muito estranho", declarou o banqueiro, explicando ter feito questionamentos porque a Olympus explorava uma brecha nas regras contábeis que ludibriava investidores sobre sua verdadeira saúde financeira.

Ele afirmou que os investimentos nas Bermudas foram obtidos para a Olympus por dois banqueiros japoneses na ocasião trabalhando para o PaineWebber e que continuam no centro do escândalo contábil da Olympus.

"Acho que quando eles começaram, estavam aproveitando algumas regras contábeis japonesas malucas, então o que fizeram no início pode muito bem ter sido de acordo com a lei, senão de acordo com o espírito da lei."

Estas regras permitiram a empresas japonesas evitar a valorização de fundos de investimento não declarados em valores de mercado, em comum com outras nações na época, mas a prática desdenhava princípios contábeis presentes no Japão e em todas as partes, que exigiam que as empresas exibissem uma visão verdadeira e justa de sua situação financeira.

A Olympus, outrora orgulhosa fabricante de câmeras e equipamentos médicos, admitiu na semana passada ter ocultado perdas desde os anos 1990 e usado parte de US$ 1,3 bilhão em pagamentos incomuns em fusões e aquisições para ajudar a acobertá-las. Mas a empresa ainda não disse o quanto escondeu ou como conseguiu fazê-lo durante tanto tempo.

Desde que o escândalo irrompeu um mês atrás, a empresa perdeu 80% de seu valor de mercado por conta das preocupações com seu futuro. A polícia e os órgãos reguladores do Japão estão investigando o caso ao lado do FBI norte-americano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página