Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/11/2011 - 14h23

BC não via fraude no PanAmericano, diz Mantega

Publicidade

DO VALOR

Se o Banco Central concedeu à Caixa Econômica Federal autorização para adquirir o banco PanAmericano é porque o BC não tinha nenhuma suspeita quanto ao banco que então pertencia a Sílvio Santos, afirmou nesta quarta-feira o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Para ele, é "muito estranho que o BC tivesse informações" sobre o esquema de fraudes contábeis perpetrado pelos dirigentes do banco, desbaratado no fim do ano passado. "Era uma fraude profissional, escapou a todos", disse Mantega.

O ministro, no entanto, afirmou que cabe ao BC responder se tinha ou não alguma informação suspeita sobre a gestão do PanAmericano.

"Se o BC tivesse sabido de algo, teria cometido infração por não ter avisado", disse Mantega, que participou de audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.

Ainda assim, disse Mantega, "não há dinheiro público nessa história, não há perda para a CEF".

O deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP), líder do PSDB na Câmara, foi o autor do questionamento sobre o papel do BC na liberação à Caixa para adquirir parte do então banco de Silvio Santos em 2009.

Reportagem publicada hoje no jornal "O Estado de S. Paulo" aponta leniência do BC. Nogueira cobrou a convocação do presidente do BC, Alexandre Tombini, à Câmara para falar sobre a operação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página