Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/11/2011 - 03h15

Suzuki recorre à arbitragem para dissolver parceria com Volkswagen

Publicidade

DA EFE

A montadora japonesa Suzuki anunciou em comunicado que pretende recorrer nesta quinta-feira a um organismo internacional de arbitragem sediado em Londres para finalizar sua parceria com o grupo alemão Volkswagen.

A Suzuki decidiu recorrer à arbitragem na Câmara de Comércio Internacional (ICC, na sigla em inglês) após romper a aliança no último dia 18 de forma unilateral. A Volkswagen ainda não se pronunciou sobre o ato.

A fabricante japonesa acusa a alemã de violar o acordo bilateral por não lhe fornecer tecnologia - como estabelecia o documento - e pede a devolução de 19,89% do capital adquirido da Volkswagen.

O acordo tinha como objetivo reforçar a competitividade de ambas por meio da inserção do grupo japonês nos países emergentes com veículos compactos, e aumentar assim sua presença na Europa, América do Sul e China.

A aliança determinava também que a Suzuki teria acesso à avançada tecnologia ambiental da Volkswagen, sobretudo no setor dos veículos híbridos, algo que, segundo a japonesa, não ocorreu.

O processo que a Suzuki abre nesta quinta-feira é o terceiro passo em sua tentativa de se desligar do grupo alemão, após anunciar em setembro sua intenção de dissolver a parceria e de romper o acordo de forma unilateral no último dia 18.

Já a Volkswagen expressou desde o início do conflito sua intenção de manter o acordo com o grupo japonês.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página