Publicidade
Publicidade
Justiça volta atrás e autoriza obra de Belo Monte no rio Xingu
Publicidade
FELIPE LUCHETE
DE SÃO PAULO
A Justiça Federal no Pará revogou nesta sexta-feira decisão liminar que impedia o andamento de obras da usina de Belo Monte no leito do rio Xingu.
Em setembro, a mesma Vara da Justiça havia proibido qualquer ação que interferisse no curso natural do rio, como construção de barragens, implantação de porto e escavação de canais.
Jornalista relata ter sido ameaçado nas obras de Belo Monte
Vídeos provocam guerra de números sobre usina de Belo Monte
Agora, porém, as atividades passaram a ser permitidas.
A primeira determinação foi uma resposta à ação ajuizada pela Associação dos Criadores e Exportadores de Peixes Ornamentais de Altamira (PA). Segundo a associação, mil famílias que dependem da pesca serão prejudicadas pela hidrelétrica.
Na prática, a decisão não afetou o andamento das obras, segundo a Norte Energia, empresa responsável pela usina. Naquela ocasião, a empresa disse à Folha que as obras ainda não haviam atingido a altura do rio Xingu nem havia previsão para que esse trabalho tivesse início.
Na decisão de hoje, o juiz federal Carlos Eduardo Castro Martins disse que a navegação não será afetada no andamento das obras e que a atividade pesqueira "não será impedida durante a construção do empreendimento, pois o curso d'água não será alterado".
A Norte Energia, segundo o juiz, comprovou que está desenvolvendo projetos para a manutenção da fauna no rio.
+ canais
+ notícias de Mercado
+ Livraria
- Anel para abrir latas está entre as 50 melhores ideias de negócios
- Leia trecho de 'Clique: Como Nascem as Grandes Ideias'
- 'Inflação é primordialmente um fenômeno político', diz historiador
- Em 'O Fator Sorte', autor investiga sucessos e fracassos nos negócios
- 'Se você acha que o Google é um buscador da internet, está enganado'
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Governo propõe flexibilização da jornada de trabalho doméstico
- Câmara aprova MP que simplifica licitação de obras em aeroportos regionais
- Oito são presos em operação de combate à sonegação fiscal em SP
- Blogueira acima do peso satiriza anúncios da Abercrombie & Fitch
- Educação ajuda indústria a sair da crise mais rápido do que se pensa, diz economista da CNI
+ Comentadas
- INSS para patrão de empregado doméstico fica em 12%
- Embraer vende 40 jatos para a americana SkyWest por US$ 1,7 bilhão
+ EnviadasÍndice










