Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/01/2012 - 18h21

EUA podem barrar suco do Brasil se nível de fungicida subir

Publicidade

TATIANA FREITAS
DE SÃO PAULO

O FDA (siga em inglês para Food and Drug Administration), agência americana reguladora de alimentos e medicamentos, está realizando testes para verificar a presença do fungicida carbendazim (proibido nos EUA) no suco de laranja importado do Brasil.

Caso o produto seja encontrado em níveis que apresentem risco à saúde pública, a EPA (agência americana de proteção ambiental) poderá tomar medidas para assegurar a retirada do produto do mercado. Se os níveis permanecerem no patamar atual, no entanto, a agência não irá proibir o consumo do suco.

No final de dezembro, testes realizados por uma empresa importadora detectaram a presença do fungicida no suco do Brasil em níveis abaixo do permitido pelo Codex Alimentarius (código internacional de referência para a segurança dos alimentos) e por outros importadores, como a União Europeia e o Japão.

Os EUA, único importador que proíbe o carbendazim, decidiram banir esse fungicida em 2009.

Uma avaliação de risco da EPA concluiu que a presença do carbendazim, nos níveis encontrados, não apresenta risco à saúde. Por isso, o FDA não pretende devolver as cargas brasileiras.

O FDA também informa que está analisando amostras de carregamentos que estão chegando aos Estados Unidos e que irá recusar a entrada de lotes cujos testes sejam positivos para o carbendazim.

Caso o FDA realmente barre a entrada de novas cargas de suco com carbendazim, a produção de toda a safra brasileira, que já foi colhida, será barrada.

Segundo Christian Lohbauer, presidente da CitrusBR (Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos), todos os produtores brasileiros utilizam o carbendazim em suas lavouras, para protegê-las de pragas como ponta preta e estrelinha.

Do total das exportações brasileiras de suco de laranja, que somaram cerca de 1,3 milhão de toneladas em 2011, 15% têm os EUA como destino. Cerca de 80% do suco de laranja vendido nos EUA é misturado ao suco brasileiro, segundo Lohbauer.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página