Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2012 - 20h33

Procuradoria em SP abre inquérito para apurar vazamento no pré-sal

Publicidade

DE SÃO PAULO

O Ministério Público Federal em São José dos Campos (97 km de São Paulo) vai investigar o que causou o vazamento de petróleo ocorrido nesta terça-feira (31) na área do pré-sal, a cerca de 250 km de Ilhabela, no litoral paulista.

A Petrobras comunicou que o vazamento no Campo de Carioca Nordeste, na bacia de Santos, é estimado em 160 barris de petróleo. A empresa disse que o poço já foi fechado, o que interrompeu o fluxo de petróleo.

Petrobras recolheu 15 mil litros de água oleosa após vazamento
Manchas de óleo que vazou da Petrobras ocupam 70 km quadrados
Marinha instaura inquérito para apurar vazamento da Petrobras
Mancha de óleo está a 250 km de Ilhabela, mas não atingirá costa, diz ANP

O inquérito civil público aberto nesta quarta (1º) também irá apurar a extensão dos danos ambientais provocados pelo vazamento e acompanhará as ações de controle da empresa, a partir de planos emergenciais já existentes.

Segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo) e a Marinha, não há indicativo de que o óleo chegue à costa.

O município de Ilhabela, muito frequentado por turistas no verão, está sob a jurisdição da procuradoria da República em São José dos Campos.

O procurador da República Angelo Augusto Costa, responsável pelo inquérito, solicitou informações à Capitania dos Portos do Rio de Janeiro --órgão ligado à Marinha-- à ANP e ao Ibama.

O procurador disse, por meio de nota, que a abertura do inquérito visa acelerar o envio das informações pelos órgãos e possibilitar eventuais medidas judiciais com mais rapidez.

Após a análise das informações requisitadas, o Ministério Público Federal irá avaliar se é o caso de propor uma ação civil pública.

Técnicos da Marinha fizeram na manhã desta quarta um sobrevoo na região do vazamento e avistaram manchas dispersas, que, juntas, têm área estimada de 70 quilômetros quadrados.

A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro instaurou ontem um inquérito administrativo que também irá apurar as causas do vazamento.

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página