Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/02/2012 - 20h57

Embraer estuda versão alongada do jato 195

Publicidade

DO VALOR, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP)

A Embraer analisa a possibilidade de desenvolver uma versão mais alongada do jato 195 para até 130 passageiros numa configuração econômica. A versão existente hoje no mercado pode ser configurada para até 122 assentos.

Segundo o vice-presidente Executivo para o Mercado de Aviação Comercial da Embraer, Paulo Cesar de Souza e Silva, a decisão sobre o novo avião deve sair até o final deste ano, mas a empresa está ouvindo as sugestões dos clientes. No total, 65 empresas aéreas já foram consultadas a respeito do interesse no projeto, a performance e o número de assentos que teria o novo avião.

"O limite máximo para o posicionamento da Embraer sobre esse novo desenvolvimento é até o final deste ano, quando também o Conselho de Administração da companhia deverá decidir sobre a remotorização da família de E-Jets, aeronaves na faixa de 70 a 122 assentos", disse Silva no final da tarde desta sexta-feira, durante a entrega do jato executivo Legacy 650 para o ator chinês Jackie Chan.

O executivo também admitiu que a Embraer estaria conversando com as empresas General Electric (GE) e a Pratt & Whitney sobre o tipo de motor mais adequado para a versão mais alongada do jato 195.

Em entrevista anterior concedida ao Valor, o diretor presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado, disse que o desenvolvimento de novos produtos para a aviação comercial já vem sendo esperado pelo mercado, embora os E-Jets da companhia ainda sejam relativamente novos, com uma idade média de 6 a 7 anos. "O mercado aceita bem os nossos aviões e nós temos que ter muito cuidado justamente para decidir o que fazer e quando fazer", completou.

No caso do jato 195, nove companhias aéreas de oito países no mundo compraram 123 unidades, das quais 88 já foram entregues. O E190 e o E195 são os dois maiores modelos da família de quatro novos jatos comerciais denominada E-Jets e entraram em operação em agosto de 2005 e julho de 2006.

As aeronaves podem ser configuradas em uma ou duas classes e acomodam de 98 a 122 passageiros, em uma cabine com dois assentos de cada lado do corredor, sem assento do meio. O alcance chega a 4.450 quilômetros (2.400 milhas náuticas), sem escalas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página