Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2012 - 10h00

Potencial de gás em MG é 12 vezes maior que consumo, diz estudo

Publicidade

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

A secretária de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Dorothea Werneck, apresentou ontem um plano para exploração de gás natural na bacia do São Francisco.

O projeto leva em conta estudos recentes que apontam mercado no Estado para consumo diário de 37 milhões de metros cúbicos, 12 vezes mais do que o consumo atual.

O governo mineiro espera agora pela confirmação, mas pela perspectiva de existência do gás nessa quantidade, segundo a secretária, as empresas de exploração de gás estão agilizando planos de trabalho na região mineira.

"A expectativa é tão favorável que muitas empresas estão acelerando os planos de prospecção e exploração. Mas, de qualquer forma, o leque de oportunidades que se abre com a exploração desse gás é enorme e certamente trará mudanças no perfil da produção industrial do Estado", disse.

O estudo realizado nos últimos quatro meses foi elaborado pela Gas Energy, empresa de consultoria contratada pela estatal Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais).

O governo de Minas Gerais já possui um plano de trabalho para orientar os investimentos que serão feitos na região e os principais segmentos que poderão utilizar o gás, diretamente ou pela transformação em energia elétrica.

Conforme comunicado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o presidente do conselho da Gas Energy, Marco Tavares, considera haver oportunidades para a utilização do gás no mercado tradicional e em setores como siderurgia, papel e celulose, vidros e cerâmica.

A região da bacia do São Francisco tem 39 blocos sob concessão autorizados pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) para exploração de gás. A região representa um terço do território mineiro.

Segundo o governo estadual, as empresas iniciaram a prospecção e sinais da existência do gás já foram detectados, mas ainda é necessário confirmar a viabilidade comercial das reservas.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página