Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/04/2012 - 14h44

Audi compra Ducati e amplia total de marcas da Volkswagen

Publicidade

DA REUTERS

A marca de carros de luxo da Volkswagen Audi anunciou nesta quarta-feira que acertou acordo para comprar a fabricante italiana de motocicletas Ducati, adicionando a 12ª marca ao portfólio do grupo alemão.

O conselho supervisor da maior montadora de automóveis da Europa aprovou a compra nesta quarta-feira, informou a Audi em comunicado. A montadora não revelou detalhes do acordo, mas de acordo com fontes ligadas ao negócio, a Audi acertou a aquisição da Ducati por cerca de 860 milhões de euros (US$ 1,13 bilhão).

A Ducati vai ampliar a longa rivalidade da Audi com a BMW para o território das motocicletas de luxo. A montadora superou a Mercedes-Benz no ano passado e prometeu ultrapassar a BMW na liderança de vendas de carros de luxo nesta década.

A companhia informou que planeja concluir a compra da Ducati o mais rápido possível, assim que receber aprovação de autoridades regulatórias.

Analistas questionam o negócio, afirmando que a aquisição carece de lógica econômica e industrial. De acordo com eles, a negociação somente reflete a paixão do presidente do conselho da Volkswagen, Ferdinand Piech, pelo design e pelos motores leves da companhia italiana.

"A Ducati não melhora o modelo de negócios da Audi de forma alguma, é apenas um troféu na estante", disse Stefan Bratzel, diretor do Centro Automotivo da Universidade de Ciências Aplicadas em Bergisch-Gladbach, Alemanha.

A Ducati produz cerca de 40 mil motocicletas por ano. Em comparação, a japonesa Honda vendeu 16 milhões de motos no ano passado.

Sob o comando de Piech, que deve vencer uma reeleição para a presidência do conselho na quinta-feira, a Volkswagen expandiu seu império para incluir desde carros com consumo eficiente de combustível a caminhões de 40 toneladas.

O grupo alemão está atualmente tentando comprar os 50,1% restantes da fabricante de carros de luxo Porsche e afirmou na sexta-feira passada (13) que ampliou seu controle sobre a fabricante de caminhões MAN.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página