Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2012 - 15h06

Empresa chinesa anuncia fábrica de caminhões em Pernambuco

Publicidade

FÁBIO GUIBU
DE RECIFE

A estatal chinesa SAG (Shaanxi Automobile Group) instalará uma fábrica de caminhões da marca Shacman em Pernambuco. O acordo foi anunciado pelo governo do Estado nesta quarta-feira (9).

A indústria, segundo o governo, será construída no agreste do Estado, no novo complexo automotivo para fabricação de caminhões e ônibus, em Caruaru (136 km de Recife).

O investimento anunciado é de R$ 1 bilhão. As obras devem começar ainda este ano e terminar em dez meses. O empreendimento pode gerar até mil empregos diretos.

A previsão é que a indústria entre em operação em 2013. A meta é fabricar inicialmente 10 mil veículos pesados e extrapesados por ano, em cinco modelos e 20 configurações. Até 2017, a indústria planeja dobrar a sua produção no Estado.

A SAG, que já possui uma central de distribuição no porto de Recife, planeja ainda, segundo o governo, construir chassis e carrocerias para ônibus, além de motores, transmissão e eixos.

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), viajou à China para fechar o negócio. Ele disse, por meio de sua assessoria, que a nova fábrica ajudará a manter o crescimento econômico do Estado, que evolui acima da média nacional.

Campos concedeu aos chineses incentivo fiscal de 95% sobre o futuro saldo devedor do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) da empresa, benefício previsto no Programa de Desenvolvimento do Setor Automotivo do Estado.

A Prefeitura de Caruaru também isentou a fábrica do pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) por dez anos.

As negociações entre a Shacman e o governo estadual para a instalação da fábrica em Pernambuco começaram em outubro de 2011. Em dezembro, uma comitiva de empresários dos dois países se reuniram com Campos para tratar do negócio. Em fevereiro deste ano, representantes do Estado viajaram à China para conhecer o grupo.

De acordo com o governo, a Shaanxi Automobile Group Co. possui 11 subsidiárias, 13 mil empregados e ocupa o 40º lugar entre as maiores companhias mecânicas do país, com 200 mil caminhões e ônibus produzidos por ano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página