Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2012 - 18h58

Mineradora canadense busca investidores para extrair potássio

Publicidade

DA REUTERS

A mineradora canadense Western Potash procura um parceiro da China ou da Índia para financiar um projeto de prospecção de potássio em uma mina com reservas estimadas em 2,8 milhões de toneladas em seu próprio país de origem.

As reservas ficam na região de Saskatchewan, onde a Vale e a Rio Tinto já detêm direitos sobre reservas de potássio.

A Western é uma das várias empresas de potássio remanescentes na província canadense, onde estão presentes grandes empresas de mineração interessadas em lucrar com a perspectiva de alta do nutriente.

Com o crescimento da população mundial e o aumento da necessidade de produção de alimentos, empresas da região estão expandindo suas minas em Saskatchewan.

Esse é também o motivo que leva a Western a acreditar que é uma questão de tempo até algum parceiro ser encontrado.

"O mundo subutiliza potássio. A terra tem sido trabalhada há um longo tempo, e está cansada. Você precisa de nutrientes para torná-la fértil", disse o presidente-executivo da Western, Patricio Varas.

NEGOCIAÇÕES

Segundo Varas, a Western está em negociação com vários potenciais investidores chineses e indianos, incluindo mineradoras, cooperativas e distribuidores de adubos.

"Há partes interessadas em uma venda completa e outras interessadas em apenas financiar a empresa na produção. Minha preferência é ter um parceiro que irá financiá-la. Essa mina será uma grande fábrica de dinheiro", afirmou

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página