Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/06/2012 - 21h25

Mais 2 corpos são encontrados em área de conflito rural no Paraguai

Publicidade

DA EFE, EM ASSUNÇÃO

A polícia paraguaia informou neste sábado que encontrou os corpos de dois trabalhadores rurais um dia depois do tiroteio entre grupos de sem terras e agentes que acabou com a morte de pelo menos 15 pessoas em uma fazenda do nordeste do país.

Fontes da polícia confirmaram que os dois cadáveres foram encontrados em uma área florestal na colônia Ybyrá Pytá, a 380 quilômetros ao nordeste de Assunção, onde policiais e trabalhadores rurais se enfrentaram a tiros na sexta-feira durante uma operação de despejo.

Pelo menos seis policiais e nove sem terras morreram no tiroteio que aconteceu em uma fazenda do conhecido político e empresário Blas Riquelme, no departamento de Canindeyú, na fronteira com o Paraná.

O massacre provocou a cassação do ministro do Interior, Carlos Filizzola, e do comandante da polícia, Paulino Rojas, cujos substitutos, Rubén Candia Amarilla e Arnaldo Sanabria, respectivamente, assumiram hoje seus cargos.

Os desalojamentos e ocupações de terras são constantes no país, mas esta é a primeira vez que se registra um fato dessa magnitude.

Os grupos de sem terras acusam o Estado de ter cedido ilegalmente terrenos a latifundiários e produtores agrícolas, principalmente durante a ditadura do general Alfredo Stroessner (1954-1989).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página