Publicidade
Publicidade
Volkswagen compra parte restante da Porsche por US$ 5,58 bilhões
Publicidade
DE SÃO PAULO
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
A Volkswagen (VW) e a Porsche fecharam hoje o acordo de integração que vai transferir ao grupo Volks a totalidade das ações da adquirida e acelerar a fusão das companhias.
De acordo com o plano, a Porsche receberá cerca de 4,46 bilhões de euros e uma ação ordinária da Volkswagen e em troca, a empresa de carros esportivos subscreverá os 50,1% da Porsche que ainda não são controlados pela Volkswagen.
A operação está prevista para ser finalizada em primeiro de agosto.
Presidente da Porsche quer rápida integração com Volkswagen
Heinz-Peter Bader/Reuters | ||
Logotipo da Volkswagen é visto diante da fachada do prédio da Porsche em Viena (Áustria) |
A VW já controlava a Porsche como acionista majoritária, mas a fatia no capital social era de 49,9%.
No total, é esperado uma economia de custos no patamar de 320 milhões de euros. Em comunicado enviado ao mercado, a Volkswagen informa que a incorporação vai impulsionar seu lucro operacional.
Além disso, um novo cálculo dos ativos da Porsche deve trazer uma receita financeira de 9 bilhões de euros ao grupo. Integrando a montadora à sua estrutura organizacional, a Volks ainda informa que sua liquidez será reduzida em cerca de 2,5 bilhões de euros, por conta do saldo negativo atualmente detido pela adquirida.
Por fim, a automotora também explica que os gastos com amortização e depreciação de novos produtos financeiros comprados devem impactar os resultados da companhia para o ano fiscal total de 2012.
PROJETOS E LOGÍSTICA
A Porsche começará em setembro a fabricar a versão modernizada do Boxster na unidade da Volkswagen em Osnabrueck (Alemanha) e no próximo ano incluirá na mesma linha de montagem a nova versão do Cayman. Esses serão os primeiros modelos da Porsche a serem totalmente montados em uma fábrica da Volkswagen.
A Porsche já começou a mandar engenheiros da tradicional base de Zuffenhausen (Stuttgart) para darem treinamento na unidade de produção em massa sobre como fabricar carros de luxo. A fabricante de carros esportivos é conhecida por técnicas de produção que companhias como Deutsche Lufthansa e ThyssenKrupp tentam imitar.
A produção de modelos da Porsche na unidade alemã será restrita a veículos que por motivos técnicos não podem ser fabricados em Zuffenhausen.
A crescente demanda pelo modelo 911, que usa a mesma plataforma de produção do Broxster e do Cayman, está causando gargalo na principal fábrica da Porsche, onde a capacidade é de 35 mil a 40 mil veículos por ano, segundo o diretor de vendas da montadora, Bernhard Maier.
"Estamos chegando à nossa capacidade máxima", disse. "Precisamos crescer", acrescentou.
+ Canais
+ Notícias em Mercado
+ Livraria
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
- Por que empresa proíbe caminhões de virar à esquerda - e economiza milhões
- Megarricos buscam refúgio na Nova Zelândia contra colapso capitalista
- Com 12 suítes e 5 bares, casa mais cara à venda nos EUA custa US$ 250 mi
- Produção industrial só cresceu no Pará em 2016, diz IBGE
+ Comentadas
- Programa vai reduzir tempo gasto para pagar impostos, diz Meirelles
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
+ EnviadasÍndice