Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2012 - 17h52

Volkswagen compra parte restante da Porsche por US$ 5,58 bilhões

Publicidade

DE SÃO PAULO
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Volkswagen (VW) e a Porsche fecharam hoje o acordo de integração que vai transferir ao grupo Volks a totalidade das ações da adquirida e acelerar a fusão das companhias.

De acordo com o plano, a Porsche receberá cerca de 4,46 bilhões de euros e uma ação ordinária da Volkswagen e em troca, a empresa de carros esportivos subscreverá os 50,1% da Porsche que ainda não são controlados pela Volkswagen.

A operação está prevista para ser finalizada em primeiro de agosto.

Presidente da Porsche quer rápida integração com Volkswagen

Heinz-Peter Bader/Reuters
ORG XMIT: 444301_1.tif Logotipo da Volkswagen é visto diante da fachada do prédio da Porsche, em Viena (Áustria). A Volkswagen logo is seen next to the building of a Porsche and Volkswagen distributor in Vienna May 6, 2009. REUTERS/Heinz-Peter Bader (AUSTRIA TRANSPORT BUSINESS EMPLOYMENT)
Logotipo da Volkswagen é visto diante da fachada do prédio da Porsche em Viena (Áustria)

A VW já controlava a Porsche como acionista majoritária, mas a fatia no capital social era de 49,9%.

No total, é esperado uma economia de custos no patamar de 320 milhões de euros. Em comunicado enviado ao mercado, a Volkswagen informa que a incorporação vai impulsionar seu lucro operacional.

Além disso, um novo cálculo dos ativos da Porsche deve trazer uma receita financeira de 9 bilhões de euros ao grupo. Integrando a montadora à sua estrutura organizacional, a Volks ainda informa que sua liquidez será reduzida em cerca de 2,5 bilhões de euros, por conta do saldo negativo atualmente detido pela adquirida.

Por fim, a automotora também explica que os gastos com amortização e depreciação de novos produtos financeiros comprados devem impactar os resultados da companhia para o ano fiscal total de 2012.

PROJETOS E LOGÍSTICA

A Porsche começará em setembro a fabricar a versão modernizada do Boxster na unidade da Volkswagen em Osnabrueck (Alemanha) e no próximo ano incluirá na mesma linha de montagem a nova versão do Cayman. Esses serão os primeiros modelos da Porsche a serem totalmente montados em uma fábrica da Volkswagen.

A Porsche já começou a mandar engenheiros da tradicional base de Zuffenhausen (Stuttgart) para darem treinamento na unidade de produção em massa sobre como fabricar carros de luxo. A fabricante de carros esportivos é conhecida por técnicas de produção que companhias como Deutsche Lufthansa e ThyssenKrupp tentam imitar.

A produção de modelos da Porsche na unidade alemã será restrita a veículos que por motivos técnicos não podem ser fabricados em Zuffenhausen.

A crescente demanda pelo modelo 911, que usa a mesma plataforma de produção do Broxster e do Cayman, está causando gargalo na principal fábrica da Porsche, onde a capacidade é de 35 mil a 40 mil veículos por ano, segundo o diretor de vendas da montadora, Bernhard Maier.

"Estamos chegando à nossa capacidade máxima", disse. "Precisamos crescer", acrescentou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página