Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2012 - 18h23

Produção nacional de petróleo cai, mas pré-sal avança

Publicidade

LUCAS VETTORAZZO
DO RIO

A produção nacional de petróleo atingiu 2,048 milhões de barris por dia em maio, volume 1,2% menor que o verificado em relação a abril.

Na comparação anual, porém, houve aumento de 1,3% no indicador. Ao contrário do petróleo, a produção de gás, que foi de 6,8 milhões de metros cúbicos por dia em maio, aumenta nas duas bases de comparação -- cresceu 4,7% em relação a abril e 2,6% frente a igual período de 2011.

Os campos marítimos foram responsáveis por 91,1% da produção de petróleo e 75,4% da de gás natural.

Os números constam do boletim mensal de produção da ANP (Agência Nacional de Petróleo).

Diante das oscilações mensais, a produção de petróleo encerrou os cinco primeiros meses do ano em queda de 2,5% em relação ao verificado de janeiro a maio de 2011, ao fechar em 321,9 milhões de barris por dia.

Dos vinte maiores campos produtores do Brasil, apenas dois são operados por empresas estrangeiras: Statoil, no campo de Peregrino (13º lugar), e Shell, com o campo de Ostra (14º lugar). O restante é operado pela Petrobras que em maio respondeu por 94,4% da produção nacional.

O campo de maior produção do Brasil continua sendo o de Marlim Sul, na Bacia de Campos, com uma vazão média em maio de 341,1 mil barris dia.

PRÉ-SAL

A despeito do recuo da produção como um todo, o pré-sal avança. Em maio, a produção chegou a 171,3 mil barris de petróleo equivalente.

O volume de maio é 4,8% maior que o registrado em abril e 12% no ano.

A produção saiu de dez poços localizados em seis campos exploratórios, todos eles na Bacia de Campos -- Jubarte, Lula, Carating e Barracuda, Marlim Leste, Marlim Voador e Barracuda.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página