Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/07/2012 - 12h44

Norte Energia troca comando em meio a embates com índios

Publicidade

AGUIRRE TALENTO
DE BELÉM

Em meio a desgastes com povos indígenas afetados pela construção da hidrelétrica de Belo Monte, no oeste do Pará, a Norte Energia, responsável pela hidrelétrica, trocou seu diretor-presidente, Carlos Nascimento.

Quem assume o cargo é Duílio Diniz de Figueiredo, ex-diretor da Machadinho Energética, responsável pela hidrelétrica de Machadinho, localizada na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

De acordo com a assessoria de imprensa da Norte Energia, a mudança não tem relação com os problemas recentes com os índios e já estava prevista. O mandato do novo diretor-presidente vai até julho de 2014.

Na semana passada, índios fizeram reféns engenheiros da Norte Energia, em protesto a contrapartidas não cumpridas. No mês passado, índios já haviam invadido o canteiro de obras com a mesma reclamação.

A Norte Energia é uma empresa formada por empresas públicas e privadas, como Eletrobrás, Chesf e Vale, que venceu o leilão de concessão para operar a hidrelétrica de Belo Monte.

Para construir a hidrelétrica, a Norte Energia contratou o CCBM (Consórcio Construtor de Belo Monte), formado por diversas empreiteiras, como Andrade Gutierrez, Odebrecht e Camargo Corrêa.

A maior parte das responsabilidade de Belo Monte fica com a Norte Energia, como o cumprimento das condicionantes e o plano ambiental da obra.

O CCBM fica responsável pelas questões trabalhistas da obra e outras específicas da construção.

A obra de Belo Monte começou em junho de 2011 e está prevista para ser finalizada em 2019. É o principal projeto do governo federal na área energética e será a terceira maior hidrelétrica do mundo quando pronta.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página