Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/08/2012 - 03h00

Varejistas esquentam disputa por pagamento via celular

Publicidade

DO "FINANCIAL TIMES"

A ideia de usar smartphones para fazer pagamentos avança nos EUA, à medida que empresas como Walmart e Starbucks anunciam planos para implementar o sistema.

A previsão do PayPal de que em 2016 as pessoas não carregariam mais suas carteiras com elas quando saíssem às compras já não parece tão futurista, agora que grandes nomes do varejo decidiram apoiar projetos de pagamento com celular.

E não é apenas o varejo que procura espaço no mercado de pagamentos móveis, cada vez mais movimentado. O Google Wallet foi lançado nos EUA em 2011, e três das grandes operadoras norte-americanas de telecomunicações, Verizon, T-Mobile e AT&T, estão desenvolvendo um serviço conhecido como Isis.

A Visa também investiu em serviços móveis e prevê que até 2020 mais de metade dos pagamentos que processa serão feitos com celulares.

O perigo é que o consumidor se confunda com a multiplicidade de ofertas e prefira continuar recorrendo a métodos mais familiares, como os cartões de crédito e débito ou pagamentos em dinheiro.

Um dos motivos para o grande número de ofertas de pagamentos móveis é que existem diversas facções tentando controlar o relacionamento com a clientela usuária de aparelhos móveis.
As operadoras de telefonia querem ganhar dinheiro aproveitando seu relacionamento estreito com os usuários de celulares, e o varejo quer evitar tarifas salgadas pelo uso de novos mecanismos de pagamento.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página