Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2012 - 11h58

Leonardo Pereira é aprovado para a CVM em comissão do Senado

Publicidade

DA REUTERS

Atualizado às 12h28.

A indicação de Leonardo Pereira para a presidência da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) foi aprovada por unanimidade pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado nesta quarta-feira (29).

O nome de Leonardo Pereira, ex-vice-presidente financeiro da Gol Linhas Aéreas, ainda precisa ser aprovado pelo plenário do Senado --o que deve ocorrer hoje à tarde, segundo o líder do governo na Casa, Eduardo Braga (PMDB-AM).

Danilo Verpa - 7.dez.2011/Folhapress
Leonardo Pereira, indicado para a presidência da CVM
Leonardo Pereira, indicado para a presidência da CVM

No momento, a presidência da CVM é ocupada interinamente pelo diretor Otavio Yazbek.

Caso Pereira seja aprovado, seu mandato terá duração até 2017.

"Vou olhar os estudos que estão sendo feitos por grupos de trabalho para poder ter certeza que em um futuro próximo mais empresas possam vir ao mercado e mais investidores se sintam confortáveis, com base nessa questão de confiança e transparência, para poder investir nesse mercado", disse Pereira durante a sabatina.

Segundo ele, o Brasil tem pouco mais de 300 empresas com ações na Bolsa, mas há países que são similares em termos de economia e possuem até 4.000 empresas de capital aberto.

"Para a gente ter pessoas investindo, as empresas investindo no Brasil, investindo no longo prazo, tem duas coisas que são muito importantes e relativamente simples: confiança e transparência", disse o indicado ao cargo.

"Se nós não tivermos os mecanismos para continuamente melhorarmos a governança", disse Pereira, "nós não estaremos fazendo o nosso trabalho".

POUCO USUAL

A indicação executivo pelo governo federal foi considerada pouco usual, por ele não ser diretamente ligado a entidades do mercado de capitais.

Experiente na área, Pereira esteve à frente da vice-presidência de finanças e da diretoria de relações com investidores da Gol nos últimos três anos. Entre 2002 e 2007, foi diretor executivo-financeiro da operadora de TV por assinatura Net.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página