Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/10/2012 - 17h45

Celulares de interior de SP e Rio devem ser próximos a ter nono dígito

Publicidade

DO RIO

O presidente da Anatel, João Rezende, disse nesta segunda-feira que as próximas regiões a receberem o nono dígito nos número de telefones celulares devem ser o interior de São Paulo e o Rio de Janeiro.

A inclusão do 9 na frente dos atuais números de telefones móveis, diz, "deve seguir essa sequência", uma vez que são as áreas que possuem a maior demanda por novas linhas.

Rezende afirmou, porém, que a decisão não foi tomada ainda pela agência e nem há uma data para iniciar a mudança.

Até agora, apenas na cidade de São Paulo e seu entorno (código DDD 11) as linhas foram acrescidas do número adicional.

TV POR ASSINATURA

O presidente da agência reguladora relativizou ainda os problemas de qualidade no atendimento das TVs a cabo. Segundo Rezende, o setor, "após anos de estagnação", voltou a crescer com força mais recentemente na esteira da expansão do consumo da classe C e amplia sua base de assinantes em 30% ao ano --ou 3 milhões de novos assinantes.

Nesse ritmo, diz, o país terá 80% dos lares com TV por assinatura em 2020. Parte dos problemas, diz, é fruto desse crescimento acelerado. Rezende afirmou, porém, que é um "trabalho constante" da agência cobrar a melhora do atendimento aos consumidores e na prestação dos serviços.

Na semana passada, a Anatal deu prazo de 30 dias para a apresentação de planos de melhoria da qualidade por parte das TVs por assinatura, que têm a alta quantidade de reclamações por erro no envio de faturas.

Segundo Rezende, a Anatel recebe, ao ano, 6 milhões de reclamações de serviços e atendimento de empresas de telefonia e TV por assinatura. "São problemas não são resolvidos no call center das operadoras e rebatem no nosso."

(PEDRO SOARES)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página