Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2012 - 10h05

Número de smartphones no mundo supera 1 bilhão, aponta pesquisa

Publicidade

DO VALOR

A base instalada global de smartphones superou no terceiro trimestre a marca de 1 bilhão de aparelhos, segundo pesquisa divulgada hoje pela Strategy Analytics. A consultoria destacou que a categoria levou 16 anos para chegar a esse "marco histórico".

"O primeiro smartphone do mundo, o Nokia Communicator, foi lançado em 1996. A Nokia permaneceu como uma força dominante nesse segmento por mais de uma década, até a chegada do icônico iPhone, da Apple, em 2007. O iPhone revolucionou o design do smartphone e concentrou o crescimento dessa indústria", afirmou Scott Bicheno, analista sênior da Strategy Analytics.

Efe
Aparelhos iPhone (trio à esq.), da Apple, e Galaxy S, da Samsung
Aparelhos iPhone (trio à esq.), da Apple, e Galaxy S, da Samsung

Segundo a estimativa da consultoria, a base instalada mundial de smartphones no terceiro trimestre de 2011 era de 708 milhões de dispositivos. No segundo trimestre deste ano, esse número saltou para 959 milhões de aparelhos, chegando a 1,038 bilhão no período de julho a setembro.

"A penetração dos smartphones ainda é relativamente baixa. Grande parte da população ainda não tem um aparelho e existe uma margem enorme para o crescimento, especialmente em mercados emergentes, como China, Índia", disse Neil Mawston, diretor-executivo da Strategy Analytics.

"O primeiro bilhão de smartphones levou 16 anos para chegar, mas nós prevemos que o próximo bilhão será alcançado em menos de três anos, até 2015", afirmou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página