Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2012 - 15h16

Odebrecht defende fundo garantidor na concessão de portos e aeroportos

Publicidade

DO VALOR

O diretor de desenvolvimento de negócios da Odebrecht Infraestrutura, João Borba Filho, disse que é fundamental que o lançamento dos novos modelos de concessão de portos e aeroportos, em fase de desenvolvimento, sejam acompanhados de um fundo garantidor.

"O fundo garantidor dará tranquilidade para investir e participar das PPPs [parcerias Público Privadas]", afirmou ele, depois de participar hoje do Global Economic Symposium, no Rio.

Falhas de gestão fazem menina dos olhos do setor portuário virar "mico"

De acordo com Borba Filho, a Odebrecht Infraestrutura aguarda os textos dos modelos de concessão para definir quais empreendimentos serão alvo de disputa por parte da empresa. No caso de aeroportos, Borba Filho disse que a Odebrecht Infraestrutura se associará a um operador internacional para formar um consórcio.

"Primeiramente, a companhia brasileira conversará com a Changi, operadora do aeroporto de Cingapura, a quem a Odebrecht Infraestrutura se associou para concorrer às licitações de aeroportos realizadas no início deste ano. Começaremos conversando com eles [dirigentes da Changi]. Mas conversaremos com outros", disse ele, referindo-se a operadores de aeroportos de Paris, Londres, Frankfurt, entre outros.

A respeito do Estádio Itaquerão, do Corinthians, em São Paulo, Borba Filho afirmou que as obras seguem normalmente, apesar de a operação financeira não estar concluída.

"O Banco do Brasil, que está no negócio como agente repassador de R$ 400 milhões em recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e Odebrecht ainda não entraram em acordo sobre as garantias que deverão ser concedidas pela construtora ter acesso ao financiamento. As obras estão sendo tocadas normalmente. Paralelamente, estamos terminando de estruturar a operação financeira necessária para concluirmos o empreendimento. Hoje, não há nenhuma interrupção", disse.

Borba Filho não comentou a possibilidade de as obras do estádio pararem, caso a Odebrecht não entre em acordo com o BB. "Não queremos considerar esse risco. As coisas estão bem adiantadas. Entendemos que vamos chegar a um bom termo rapidamente. As obras e as negociações vão bem. As obras estão 100% no prazo", garantiu.

A Odebrecht é também responsável pela construção da Nova Arena Pernambuco, Fonte Nova (em Salvador) e pela reforma do Maracanã, que estão previstos para receberem jogos da Copa das Confederações em 2013. "Todas as obras seguem 100%. Não consideramos risco de atrasos", disse ele.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página