Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2012 - 14h18

Brasil não vai alterar política de defesa comercial, diz ministro

Publicidade

RENATA AGOSTINI
BRENO COSTA
DE BRASÍLIA

As críticas de países desenvolvidos em relação à política de defesa comercial brasileira devem continuar, afirmou o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, nesta quarta-feira (31). Mas, segundo ele, esse movimento não fará o Brasil recuar em sua política de defesa comercial.

"Novo socorro à indústria virá no primeiro trimestre de 2013", diz secretário
Brasil reforça protecionismo, mas cobra avanço do setor automotivo
Número de casos levados à OMC triplica, diz ministro

"Não tem negociação. Se fez desvio de origem, praticou preço subfaturado, nós vamos reagir com medidas registradas na OMC [Organização Mundial do Comércio]. Não vamos admitir práticas predatórias", declarou.

Em relatório divulgado nesta quarta-feira pela OMC, o Brasil aparece como o país que mais abriu investigações sobre dumping -- venda de produtos a preços inferiores ao custo para eliminar a concorrência ou ganhar mercado -- entre os membros do G20, bloco que reúne os países mais ricos. O documento considera processos iniciados de maio a setembro deste ano.

O Brasil vem sendo criticado por potências mundiais nos últimos meses por assumir uma postura protecionista. Segundo Pimentel, a reação já era esperada e as medidas adotadas pelo Brasil são legítimas.

"Dizer que é protecionismo é desconhecer a mais elementar das regras da OMC", afirmou.

"São grandes produtores de mercadorias que enfrentam enormes dificuldades em seus próprios territórios e precisam desesperadamente desembarcar em mercados novos, como o brasileiro. Por mais que digam que nossa economia é fechada, não é verdade. É uma economia aberta, por isso que é tão cobiçada", afirmou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página