Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2012 - 20h16

Computadores e celulares feitos em SP devem ficar 10% mais caros

Publicidade

MARIANA SCHREIBER
DE BRASÍLIA

O presidente da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), Humberto Barbato, disse nesta quarta-feira (31) que aparelhos como computadores e celulares produzidos em São Paulo ficarão de 10% a 12% mais caros a partir de amanhã.

Governo prepara proposta para acabar com guerra fiscal
Propostas para acabar com guerra fiscal podem não sair do papel
Justiça suspende isenção fiscal para produção de tablets em São Paulo

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello, concedeu anteontem liminar impedindo que o governo paulista cobre um ICMS menor de empresas de informática. A liminar atendeu uma ação direta de inconstitucionalidade movida pelo Estado do Amazonas, sob a justificativa que a desoneração paulista criava uma concorrência desleal contra os produtos da Zona Franca de Manaus.

Segundo Barbato, a decisão atinge todos os produtos da tecnologia da informação e da comunicação, inclusive de infraestrutura. De acordo com ele, São Paulo responde por mais da metade de toda a produção do setor.

"Acredito que amanhã as empresas já serão obrigadas a fazer aumento de preço, porque o problema é que o ICMS de SP vai ter que ser cobrado", disse Barbato, ao sair de uma reunião no Ministério da Fazenda entre empresários e o ministro Guido Mantega.

A decisão liminar tem validade imediata, mas pode ser derrubada quando o plenário do STF julgar a ação direta de inconstitucionalidade.

Diante da reclamação dos empresários em relação à guerra fiscal (disputas entre os estados por causa de incentivos tributários), Mantega disse que está programando para os próximos dias uma reunião sobre o assunto com os governadores.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página