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07/12/2012 - 13h34

Novo presidente da CVM pede comunicação mais clara das companhias

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VENCESLAU BORLINA FILHO
DO RIO

O novo presidente da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), Leonardo Porciúncula Gomes Pereira, pediu atenção às companhias para que comuniquem suas decisões ao mercado de forma clara. Segundo ele, um processo de comunicação "bem conduzido" evita questionamentos e problemas às empresas.

Pereira, que foi vice-presidente da Gol Linhas Aéreas, se reuniu com a imprensa na manhã desta sexta-feira (7) no Rio antes da sua apresentação formal ao mercado. Ele foi nomeado por decreto da presidente Dilma Rousseff no último dia 24 de outubro e empossado pelo ministro Guido Mantega (Fazenda) no dia 5 de novembro.

O novo presidente afirmou ainda sobre as prioridades da CVM, entre elas, a de desenvolvimento do mercado. Um grupo técnico formado por representantes do governo, da CVM e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômica e Social) tenta encontrar formas para inserir pequenas e médias empresas no mercado de capitais.

"A CVM tem que nortear isso. A proteção aos consumidores e o respeito às regras existem para apoiar o investidor, de forma segura e transparente. A primeira coisa a ser trabalhada pela CVM será o desenvolvimento do mercado", disse. Pereira afirmou que ainda não há decisões em discussão no grupo.

Ele também deu a entender que o colegiado será implacável no combate às condutas irregulares. Defendeu o aperfeiçoamento e a boa utilização de convênios com a PF (Polícia Federal), por exemplo, e que vai investir na questão da educação e treinamento para aperfeiçoamento das atividades fiscalizadoras do órgão.

Sobre o pedido de entrada de novas bolsas de valores no país, Pereira afirmou que ainda vai se debruçar sobre o caso, mas que a solução poderá vir do próprio mercado. "Ainda não consegui me concentrar no assunto. Mas o papel da CVM será de fiscalização, para saber se elas vão atuar de acordo com as regras do mercado", disse.

 

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