Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/12/2012 - 18h28

Japão suspende importação de carne brasileira por registro de vaca louca

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Japão proibiu a importação de carne bovina brasileira após a confirmação de um caso "não clássico" de doença da vaca louca em 2010, no Paraná.

O país importou 1.435 toneladas do produto brasileiro em 2011, o que responde por apenas 0,3% do total de carne bovina que entrou no Japão no período, segundo dados do Ministério da Agricultura japonês.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento descartou, na sexta, que haja risco para a saúde pública. "Tem que deixar bem claro que não se trata de uma emergência sanitária. Tratamos aqui de um caso, onde o animal não desenvolveu a doença. O agente causador não entrou na cadeia alimentar, não há risco para a saúde pública, nem para a saúde animal", explicou o diretor do departamento de saúde animal do ministério, Guilherme Henrique Figueiredo Marques.

O caso foi considerado "não clássico", já que o agente causador do mal da vaca louca foi identificado, porém o animal não morreu por conta da doença. Segundo o governo, o que ocorreu "provavelmente" foi um caso de mutação espontânea que gerou a presença do agente causador da doença no animal.

Com informações de RENATA AGOSTINI

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página