Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/12/2012 - 13h55

Vendas no varejo devem crescer 7,2% em dezembro, segundo IDV

Publicidade

DE SÃO PAULO

As redes de lojas associadas ao IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo) estimam aumento real de 7,2% nas vendas em dezembro, em comparação com o mesmo mês de 2011.

O crescimento das vendas no período de Natal se baseia principalmente na expansão do número de lojas das redes. Considerando as mesmas lojas, haverá leve retração de 0,16% ante o ano passado.

Segundo o presidente do IDV, Fernando de Castro, o crescimento do PIB menor que o esperado, o comprometimento da renda dos consumidores e um ritmo de expansão do nível de emprego menor que o de anos anteriores explicam a estagnação das vendas nas mesmas lojas.

No acumulado do ano, o IDV estima um aumento de vendas de 6%, em comparação com 2011.

O Instituto reúne cerca de 50 grandes redes de varejo, entre elas Riachuelo, Renner, Pão de Açúcar, Walmart, C&A, Livraria Saraiva e Bob's.

Em 2013, os associados da entidade esperam crescimento de 11,5%. A expansão nas mesmas lojas deverá chegar a 5%, segundo previsão do IDV. "Será um ano bem melhor", prevê Castro.

INVESTIMENTO

As redes associadas à IDV pretendem investir R$ 6,1 bilhões no ano que vem para abrir 720 novas lojas. As inaugurações representam alta de 7% sobre o número de lojas atual (9.450).

Com novas lojas e ampliação das unidades existentes, o setor deverá ganhar 806 mil metros quadrados em área de vendas em 2013, um crescimento de 14% sobre 2012.

A entidade anunciou nesta segunda-feira (17) a mudança no seu comando. A partir de janeiro, o executivo Flávio Rocha, presidente da Riachuelo, assumirá a presidência do IDV no lugar do executivo Fernando de Castro.

(MARIANNA ARAGÃO)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página